Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

turismo
Laguna participa da primeira Feira de Turismo da América Latina pós pandemia

Publicado em 20/11/2020 às 15:51 - Atualizado em 20/11/2020 às 16:27

Laguna participou, em novembro, integrando o estande da  Rota da Baleia Franca (RBF), da Feira de Turismo de Gramado - FESTURIS, que chegou neste ano à sua 32ª edição. A RBF teve pela primeira vez um estande próprio numa feira de turismo. A consolidação do estande tem apoio e recursos do Sebrae/SC e Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba.

 

O secretário de Turismo de Laguna, Evandro Flora, e mais dois servidores participaram da feira com materiais de divulgação da cidade nos estandes da RBF e também da Santur.

 

No encontro foram realizadas reuniões, entre elas, com a Embratur, para discutir ações de divulgação para o destino. Segundo Thiago Laurindo, Assessor de Planejamento e Projetos Turísticos, ficou assegurado que a Embratur irá incluir a Rota da Baleia Franca na divulgação nacional.

 

“É de suma importância a participação de Laguna e toda a Rota da Baleia Franca na FESTURIS. Aja visto que nossa participação em 2019, trouxe para o nosso verão, 1% dos turistas conforme pesquisa realizada, onde os turistas falaram que conheceram Laguna através da feira. Divulgar a Rota da Baleia Franca, bem como nossos atrativos e cultura”, disse o secretário de turismo Evandro Flora.

 

A FESTURIS foi a primeira feira de negócios turísticos da América Latina no formato presencial desde o início da pandemia. O evento serviu como palco para a recuperação da indústria do turismo, que foi severamente impactada pelo Covid-19. Além disso, buscou ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021.

 

"Nós acreditamos que o Destino Rota da Baleia Franca está consolidado no mercado. A procura está cada vez maior. A integração turística existente entre os três municípios deixa claro que já estamos vivendo o futuro do turismo em nossa região", complementou Laurindo.

 

A RBF contou com a participação dos representantes das agências de turismo que integram o núcleo e os secretários da pasta das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. “Este ano fomos com as agências de turismo da região preparadas com atrativos e pacotes de 2 a 15 dias para conhecer a Rota da Baleia Franca e também em roteiros integrados com Serra Catarinense, mostrando a diversidade de opções naturais e culturais do Sul de Santa Catarina”, informou o coordenador da RBF, Felipe Uszacki.

 

A Rota da Baleia Franca

 

A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.

 

Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.

 

O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.

 

Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca:

 

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

 

Saiba mais no site: www.rotabaleiafranca.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/rotadabaleiafranca

Instagram: @rotadabaleiafranca