Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

cultura
Eventos culturais marcam as celebrações do Bicentenário de Anita

Publicado em 22/02/2021 às 15:53 - Atualizado em 22/02/2021 às 16:00

Celebrações devem ocorrer entre março a novembro. Baixar Imagem

Ela teve o amor como seu ponto de partida e foi pela força deste sentimento que Anita Garibaldi se consagrou na história. Mais do que vencer batalhas, Anita venceu preconceitos, se tornou a guerreira de vários mundos, marcou gerações até deixar seu legado de luta e paixão para toda a posteridade. 



 

Neste ano, honramos sua memória e celebramos seus atos com a comemoração do Bicentenário de Anita, a heroína nasceu em 1821. 



 

Em Laguna, terra natal da heroína, a Prefeitura, a Fundação Lagunense de Cultura (FLC) e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) estarão juntos em uma série de homenagens que serão realizadas entre março a novembro de 2021.



 

No cronograma, divulgado pelo CulturAnita na sexta-feira, 19, estão previstos eventos teatrais, como a ‘Tomada de Laguna’ e o espetáculo ‘Vida e Morte de Anita Garibaldi', o lançamento da pedra fundamental do monumento ‘A Retirada’ e outras apresentações culturais e musicais.  

 

 

De acordo com a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Almeida, o objetivo é reunir o máximo possível de exposições artísticas para que Anita seja homenageada. “Preparamos a relação de eventos visando englobar o maior número de atrações culturais em torno da nossa heroína Anita Garibaldi”. 

 

 

Para o diretor do instituto CulturAnita, Adílcio Cadorin, todos estes eventos são frutos de um trabalho desenvolvido em conjunto entre as entidades culturais do município. 




 

MARÇO: 

 

  • Dia 01: Abertura oficial das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi com Live de Reacendimento da Iluminação da Ponte Anita Garibaldi. Participação das Guardiãs de Anita, declamação de poema por atriz e apresentação de tenor, com a presença de autoridades. Transmissão da Live através do Canal do Youtube da FLC e do CulturAnita, da Ferrovia Tereza Cristina e da CCR ViaCosteira e da prefeitura.

 

    • Dia 06. – 8h: Dia da Ação Cultural Local – Lançamento da Pedra Fundamental do Monumento “A Retirada”;

 

    • Dia 06 – 9h: Início da Cavalgada de Mulheres partindo da Vila da Cigana, margem esquerda da Barra da Lagoa do Camacho chegando na Praça República Juliana;

 

    • Dia 06 – 18h: Chegada da Cavalgada de Anita, recepção das bandas locais (Carlos Gomes, União dos Artistas, PMSC, Marinha – um representante de cada banda), colocação de bandeira e rosas para Anita pelas Guardiãs de Anita.

 

    • Dia 08 – 10h: homenagem para as mulheres que passarem pelo Centro Histórico com distribuição de rosas com inscrição do Bicentenário; passeio gratuito para as mulheres com caminhão jardineira com cantor. (FLC e CulturAnita)

 

    • Dia 08 – 19h30: Live de lançamento do livro trilíngue, em português, espanhol e italiano “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, em parceria com a Alesc – Auditório do Iphan, com presença de público limitada;

 

    • Dia 16: Sessão solene na Câmara de Vereadores de Laguna em Homenagem à Anita.




 

JULHO

 

    • Dia 03: I Festival Musical Anita Garibaldi, organizado pela Fundação Lagunense de Cultura, no Centro Histórico.

 

    • Dias 07-10: Festa Literária da Livraria Coruja Buraqueira.

 

    • Dias 11-21: II Festival Literário Lagunense em memória a Anita – FLC e Secretaria Municipal de Educação.

 

    • Dias 11-21: Apresentações culturais de escolas de sambas, grupos folclóricos e gincana escolar. FLC e SME.

 

    • Dias 22, 23, 24, 30, 31: Apresentação da peça de multiteatro “A Tomada de Laguna”. Local Cais Antigo – Centro Histórico de Laguna, responsável CulturAnita (condicionado à obtenção de recursos);

 

    • Dia 29: Entrega da “Medalha de Anita” para as vencedoras do Concurso Literário promovido pela FLC durante solenidades de aniversário de Laguna.

 

 

 

AGOSTO

 

    • Dia 04: Apresentação junto ao Monumento de Anita da peça teatral “Vida e Morte de Anita” Centro Histórico de Laguna, pelas Guardiãs de Anita – CulturAnita e Guardiãs.

 

    • Dia 30: Solenidades e apresentações – a serem definidas – em comemoração ao nascimento de Anita.

    • Dia 30: Replantio da árvore de Anita pelo Coletivo das Anitas de Garopaba e homenagem a Wolfgang Ludwig Rau, na Praça da Vidal Ramos, no Centro Histórico de Laguna.



 

NOVEMBRO

 

    • Dia 15: Encerramento das Comemorações do Bicentenário de Anita com a inauguração do monumento “A Retirada de Anita”, na comunidade da Cigana, margem esquerda da Barra da Lagoa do Camacho com a colocação de uma cápsula do tempo na parte interna do monumento.



Ainda em fevereiro, serão realizadas ações conjuntas em parceria com a FLC e CDL, ACIL, Sindilojas, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Delegacia de Polícia Civil, Marinha e Bombeiros, onde serão distribuídos adesivos, divulgação do selo do Bicentenário em redes sociais, vitrines de lojas e sacolas de supermercados. Também estão previstos outdoors, bandeiras e placas em toda a cidade.



 

Além de Laguna, são esperados festividades do Bicentenário em diversos locais do país. 

 

Segundo o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes da Silva, deverão acontecer eventos no Congresso Nacional, através de sessões solenes no Senado Federal e Câmara dos Deputados, conforme já solicitado pelo senador Espiridião Amin e pelos deputados federais Luiz Armando Schroeder (Coronel Armando), Ângela Amin e Carmen Zanotto.



No Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Santur também estão previstas atividades comemorativas à data. 



Toda a programação foi planejada para que as orientações dos protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19 sejam respeitadas. A agenda está sujeita a alterações.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto CulturAnita