1ª Conferência Municipal de Cultura acontece essa semana
Com o objetivo de implantar o Sistema Nacional de Cultura e, através dele, assegurar a continuidade das políticas públicas de cultura como políticas de Estado, será realizada em Laguna a 1º Conferência Municipal de Cultura. O evento acontecerá no auditório da Udesc, nos dias 9( a partir das 18h.) e 10 de agosto (a partir das 09:00 h). A conferência trabalha em cima do tema “Uma Política de Estado para a Cultura – Desafio do Sistema Nacional de Cultura”.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas pelos governos federal, estadual e municipal, que pretende melhorar as ações de articulação, gestão e circulação de informação entre essas entidades e a sociedade civil.
Os municípios têm até o dia 11 de agosto para realizarem suas conferências e dar entrada na implantação do sistema. A cidade que não estiver de acordo não receberá fundos federais e estaduais.
Dentro da conferência, além de aderir ao SNC, será elaborado o plano de gestão cultural. De acordo com o Interlocutor do SNC de Laguna, Wellington Linhares Martins, a cidade precisa fazer parte de um cenário nacional. “Integrar o SNC em Laguna vai oxigenar nossa cultura municipal”, afirma.
Programação da 1ª Conferência Municipal de Cultura:
Sexta Feira – 9 de agosto.
18h: Credenciamento.
19h: Abertura.
Re-adesão de Laguna ao Sistema Nacional de Cultura .
19h40: Explanação/palestra: “O planejamento da cultura”: o que são um Sistema Municipal e um Plano Municipal de Cultura. Prof. Dr. Rafael José dos Santos.
20h30: Dúvidas e Debate.
21h: Leitura e votação do Regimento da Conferência.
Sábado – 10 de agosto
9h00: Abertura dos trabalhos – Explanação sobre os procedimentos de trabalho. Orientação da Rea Silvia Barbosa, consultora da Unesco e do Sistema Nacional de Cultura. Participação do Prof. Dr. Rafael José dos Santos.
Debates de acordo com cada segmento presente visando levantar as prioridades para um Sistema Municipal de Cultura.
10h30: Plenária I.
Encaminhamento da re-adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Etapas e procedimentos para a formulação do Sistema Municipal e do Plano Municipal de Cultura.
11h30: Sistematização das propostas da Plenária I
Almoço.
13h35: Exibição do documentário o Boto e o Homem produzido pela Bela Filmes com direção de Cristiano Burlan – (Academia Internacional de Cinema/SP) – ETNODOC 2012
14h00: Discussão do eixo temático “Implementação do Sistema Nacional de Cultura” 15h30: Eleição de delegados para as etapas Estadual e Nacional.
16h00: Plenária II.
1) Apresentação das linhas gerais de documento com as etapas e procedimentos para a formulação do Sistema e da Política Municipal de Cultura, a ser enviado no prazo de 10 (dez) dias ao Ministério da Cultura, em anexo ao pedido de revalidação da adesão.
2) Leitura da moção em favor de uma política de patrimônio do município, inserida dentro da Política Municipal de Cultura, que terá como primeira meta após a implantação o registro da Pesca Artesanal com o auxílio de botos , patrimônio cultural do município , legado da 32ª Semana Cultural.