Veja o balanço da primeira etapa do mutirão de castração

A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri), através da Gerência de Bem Estar Animal, divulgou o balanço oficial da primeira etapa de castração realizada em Laguna.

 

Nessa primeira fase, foram castrados 625 animais, entre os dias 24 de fevereiro e 16 de março. No total, foram 221 cães fêmeas, 171 cães machos, 133 gatas e 86 gatos, totalizando 611 animais. Além disso, os que faltaram na contagem foram castrados em cães em situação de rua, segundo a pasta (veja tabela completa na galeria em anexo).

 

O objetivo é realizar aproximadamente 1.450 castrações em vários bairros da cidade nas duas etapas. Para quem deseja participar da segunda fase já pode se inscrever diretamente na sede da Gerência do Bem Estar Animal, no Centro administrativo Tordesilhas, 2º andar, das 13h às 19h, ou pelo WhatsApp 3644-0013. As datas e locais serão informados em breve pela Gerência. Serão permitidos apenas um gato e um cão por CPF cadastrado.

 

De acordo com o levantamento, o bairro com o maior número de animais castrados foi Magalhães, com um total de 119, seguido por Progresso (100), Portinho (84), Cabeçuda (70), Barbacena (67), Passagem da Barra (61), Caputera (60) e Barranceira com (50).

 

Com relação ao peso dos animais, foram castrados 282 animais com até 15 kg na primeira etapa e 329 animais com até 15 kg na segunda etapa, totalizando 611 animais. Dos animais castrados, 93 foram pesados com mais de 15 kg.

 

A Castrabus emitiu notas fiscais para todos os animais atendindos, garantindo transparência e legalidade nas ações realizadas, sendo que, por meio deste trabalho, busca conscientizar a população sobre a importância da castração e da posse responsável de animais, visando sempre o bem-estar animal e a saúde pública. Alguns animais em situação de rua foram levados por protetores que ficaram em lares temporários. 

 

O mutirão de castração é resultado de um convênio entre o Governo Municipal e o Ministério de Meio Ambiente, com recursos viabilizados através de duas emendas parlamentares federais e estaduais, no valor total de R$250mil.