Sábado é Dia D de vacinação contra a gripe

Neste sábado, 6, é dia D de Vacinação contra a gripe, em Laguna. As unidades de saúde ficarão abertas entre 8h e 16h.

A imunização ofertada é a trivalente, eficaz contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B e será aplicada até 31 de maio. As unidades que estarão vacinando são: Ribeirão Pequeno, Caputera, Cabecuda, Portinho, Esperança, Progresso, Campo de Fora, Magalhães, Passagem da Barra e Mar Grosso.

A data foi sugerida aos municípios pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), considerando que este ano o Ministério da Saúde (MS) não estipulou um dia específico para a ação.

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Nesse período, a dose estará disponível gratuitamente em todos os municípios catarinenses para as pessoas que fazem parte de um dos grupos:

crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
trabalhadores da saúde;
gestantes e mães até 45 dias após o parto;
idosos com 60 anos ou mais;
professores de escolas públicas e privadas;
povos indígenas;
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
pessoas com deficiência permanente;
profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
caminhoneiros;
trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
trabalhadores portuários;
funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.

Saiba mais:


A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. 

Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.