Sepagri se reúne com moradores da Madre

A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri), em conjunto com Obras e Defesa Civil municipal, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 19, com moradores da região da Madre, distrito de Ribeirão Pequeno.

Na pauta, o planejamento de uma série de medidas para evitar futuros alagamentos na comunidade. O projeto representa uma continuação dos esforços já empreendidos pela Sepagri na prevenção de inundações.

De acordo com a pasta, um novo percurso de taludes e contenções será estabelecido como parte das estratégias de prevenção. Essas medidas buscam direcionar o fluxo de água, evitando que áreas residenciais sejam atingidas, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

No encontro desta segunda, a reunião contou ainda com representantes da Cooperativa Santo Antônio dos Anjos dos Criadores nos Campos Públicos de Laguna (Coopersanto), com ata dos pedidos registradas e coletadas assinaturas dos agricultores.

“Estamos comprometidos em proteger nossa comunidade. O objetivo é minimizar os danos causados pelos alagamentos na região”, afirmou o secretário Dener Vieira.

Na fase de planejamento, foi realizada uma reunião com as famílias que sofreram com alagamentos anteriores. Esse encontro forneceu uma oportunidade para compartilhar experiências e gerar ideias positivas para o projeto, bem como a definição do plano de ação e localização dos taludes.

A execução do projeto será devidamente monitorada pelas secretarias envolvidas, garantindo que as obras ocorram de maneira eficaz e que os benefícios previstos sejam atingidos.

Prefeitura define cronograma de trabalho após as chuvas

A Prefeitura de Laguna, através das Secretarias de Obras e Pesca e Agricultura (Sepagri), montou um cronograma de atendimento para as comunidades ao longo da semana.

A medida visa atender as regiões após as recentes chuvas que atingiram o estado, com trabalhos de manutenção e recuperação da infraestrutura afetada.

Nesta terça-feira, 20, as operações serão centralizadas na região da ilha, abrangendo os bairros da Madre, Cigana e Farol. As equipes estarão concentradas na inspeção e reparo dos danos causados, além de fortalecer a região contra futuras ocorrências climáticas. Nesse mesmo dia, uma atenção especial será dada ao Canal da Madre, onde a manutenção e inspeção necessárias serão realizadas.

Na quarta-feira, 21, o foco será direcionado para o distrito de Ribeirão Pequeno, como nas comunidades de Ribeirão Grande e Madre, por exemplo. “Nossas equipes estarão no local para realizar todas as operações necessárias para a recuperação e preparação dessas áreas”, destaca o secretário de Pesca, Dener Vieir