Com alerta de frio intenso, prefeitura volta abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade
Com a previsão de frio intenso se confirmando ao longo do final de semana, a Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, volta a reforçar os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Durante a noite deste sábado, 26, equipes realizam as ações emergenciais em pontos estratégicos da cidade, como praças, rodoviária, abrigo de passageiros e imóveis abandonados com o trabalho de orientação e conscientização para que estes moradores aceitem o acolhimento institucional. As abordagens ocorrem em vários bairros de Laguna.
“Nosso objetivo é convencer essas pessoas a aceitar o acolhimento antes das madrugadas, quando as temperaturas são mais baixas e o risco de hipotermia é maior”, destaca a secretária Fernanda Nobre.
No abrigo emergencial as pessoas atendidas têm direito, além da pernoite, jantar, banho, produtos de higiene e café da manhã.
As ações da Secretaria da Assistência Social e Habitação são intensificadas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 10ºC, seguindo determinação da Defesa Civil do Estado, com cadastramento, atualização cadastral, alimentação, abrigamento, além de outros procedimentos diversos, entre os quais, encaminhamentos para saúde, emissão de documentos, concessão de benefícios como abrigamento, alimentação e passagem para local de origem.
A pasta lembra que, cada cidadão abordado, para acessar aos benefícios, precisa aceitar os serviços ofertados durante a abordagem e a ação.
Alerta de frio intenso
De acordo com o Aviso Meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, a aproximação de uma massa de ar frio, que avançou do Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina, favorece o declínio acentuado das temperaturas.
Nas próximas horas, as temperaturas entram em declínio e a noite de sábado será de tempo firme e frio em Santa Catarina.
Devido a massa de ar seco e frio que atua no estado, o domingo (27) começa com temperaturas baixas, formação de nevoeiro nas regiões centrais e ocorrência de geada ampla no estado. O sol predomina novamente no Grande Oeste e o Centro-Leste catarinense conta com variação de nuvens ao longo do período. O vento sopra fraco de direção sul na costa de SC e de quadrante leste no restante do estado, com rajadas em torno de 45 km/h nas áreas costeiras. As temperaturas caem mais ainda e as mínimas ficam entre -4 e 2°C na serra, variam entre 4°C e 11°C nas áreas litorâneas e oscilam entre 0 e 6°C na maior parte do estado. À tarde, as máximas ficam entre 4 e 15°C na Serra, variam entre 14 e 20°C pelo estado, subindo mais no Grande Oeste por conta da presença do sol.
Na segunda-feira (28), a alta pressão segue mantendo o tempo com predomínio de sol no Oeste e Extremo oeste e variação de nuvens nas demais áreas. Entre a tarde e a noite, devido à circulação marítima pode ocorrer chuva fraca/garoa no Litoral Norte e nas proximidades. Entre a madrugada e a manhã há condição para a formação de geada ampla no estado e também de nevoeiros. As temperaturas mínimas oscilam entre -5 e 3 graus no Planalto Sul, variam entre 3 e 11°C nas áreas litorâneas e marcam entre 0 e 7°C nas demais áreas.