Nova atualização: chuva volumosa e temporais entre sexta e domingo

A Defesa Civil emitiu novo alerta para o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais entre a sexta (06) e o domingo (08).

No somatório de todo o evento, os volumes nas áreas próximas do RS, entre o Grande Oeste e Litoral Sul, somam valores por volta de 150 mm, no período entre sexta (06) e sábado (07). Já nas áreas do centro-leste, entre Meio Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, somam valores por volta de 100 a 150 mm, com os maiores valores observados no domingo.

Sexta-feira (06) com condição para temporais, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente nas áreas do Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. A chuva ocorre de forma persistente entre a tarde e noite no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Os totais médios de chuva variam de 20 a 30 mm em boa parte do estado e chegam a 50 mm no Litoral Sul. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

No sábado (07), a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao RS, variando de 50 a 100 mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões.

No domingo (08) são esperados acumulados entre 70 mm e 100 mm, com pontuais acima deste valor, especialmente nas áreas da Grande Florianópolis Serrana, Vale do Itajaí e Meio Oeste. No Litoral e Planalto Sul, a chuva perde intensidade ao longo do dia e os volumes ficam entre 20 e 50 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

No início da próxima semana (09 e 10) a chuva diminui no estado.

Defesa Civil de Laguna monta planejamento com equipes da prefeitura

Com a previsão meteorológica indicando quadro de temporais, rajadas de ventos e chuvas intensas entre esta sexta-feira, 06 e domingo, 08, a Defesa Civil municipal já atua em plantão e monitora em tempo real as condições do tempo.

Em reunião nesta quarta, o órgão, que está de plantão desde a terça-feira, 03, já realizou alerta as forças de segurança pública da cidade.

Além disso, todos os setores municipais envolvidos também já receberam comunicado para auxílio, em caso de necessidade, como secretarias de Obras, Planejamento, Pesca e Agricultura, Assistência Social, Guarda Municipal, Comunicação, Flama, Fazenda, Fundação Irmã Vera e Gabinete.

De acordo com a Proteção e Defesa Civil de Laguna, as maiores precipitações milimétricas serão registradas nos dias:

Sexta-feira – 15h: 4.2 mm

Sábado – 09h: 20 mm e 12h: 45mm

Domingo – 15h: 19 mm e 18h: 26 mm

De acordo com a previsão meteorológica da Proteção e Defesa Civil Estadual há chance de instabilidade, gerando risco de enxurradas e inundações graduais por causa do solo encharcado, chegando a acumulado entre 150 a 200 mm.

Veja as 5 etapas de atuação da Proteção e Defesa Civil:

Preparação – ação de alertar os cidadãos e colaboradores, bem como fomentar recursos para uso em eventos.

Prevenção – Ação conjunta para soluções de problemas, com as secretarias de Obras, Planejamento, Pesca e Agricultura, Assistência Social, Guarda Municipal, Comunicação, Flama, Fazenda, Fundação Irmã Vera e Gabinete.

Mitigação – Ação que visa minimizar maiores danos em eventos.

Resposta – Ação de atuação dentro do evento.

Recuperação – Ação de gerenciar o trabalho para recuperação e ou reconstrução dos danos/prejuízos.

Em caso de emergência ligue 153, 190, 193 ou (48) 99660-1054.

Defesa Civil somos todos nós.

Avisos e alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054, o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.

banner defesa civil emergencia
Secom/PML