Cerimônia comemora 50 anos do Museu Anita Garibaldi

Neste sábado dia 14 de outubro a Prefeitura Municipal de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura realiza um evento especial em comemoração aos 50 do Museu Anita Garibaldi. Na Praça República Juliana a partir das 17h abertura da exposição “O Museu conta a sua história”. Na oportunidade serão prestadas homenagens especiais ao Juiz de direito Dr. João Thomaz Marcondes de Mattos, idealizador e criador do Museu e Walmor de Oliveira, Prefeito Municipal da época.
Laguna receberá uma homenagem, o lançamento do carimbo comemorativo pelos 50 anos do Museu Anita Garibaldi, que será usado na agência dos Correios do município, de 16 a 31 de outubro e após seguirá para o Rio de Janeiro, onde ficará por 120 dias à disposição dos filatelistas e marcofilistas. Em seguida, o carimbo do Museu Anita Garibaldi será levado para Brasília para um outro museu, o Museu Postal e Telegráfico dos Correios. Uma réplica do carimbo comemorativo será doada para o Museu Anita Garibaldi, permanecendo em Laguna.
Para encerrar a cerimônia será descerrada a placa comemorativa pelos 50 anos de fundação do Museu e um recital de piano de Pedro Dominguez será apresentado. Não perca também de 14 a 22 de outubro a comunidade lagunense poderá visitar o Museu Anita Garibaldi com entrada franca. Mais informações através do telefone (48) 3646-2542.

Conheça um pouco mais sobre o Museu Anita Garibaldi – 50 anos de história:
Construído em 1747, o Paço do Conselho foi ambiente para fatos e decisões marcantes na história de Laguna, destacando-se a Proclamação da República Catarinense, em 1839.
O edifício, considerado um dos mais importantes da arquitetura luso-brasileira no sul do Brasil, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional em l954.
Antigamente Casa da Câmara e posteriormente Cadeia, hoje abriga o Museu Anita Garibaldi desde sua inauguração em 15 de abril de 1956.
O histórico Museu é composto por um acervo eclético que retrata parte da pré-história e a história do Sul do Brasil.
Com 50 anos de existência, o Museu Anita Garibaldi chega ao século XXI com o compromisso de transmitir às novas gerações sua participação na História.