Centro Histórico e Morro da Glória recebem a primeira oficina participativa do plano diretor

Começou nesta quarta-feira (13), na região Centro e Morro da Glória, a primeira oficina avaliativa e propositiva para revisão do Plano Diretor de Laguna. Para que toda a população consiga participar, os encontros ocorrerão em diferentes datas e lugares, conforme as áreas estabelecidas na metodologia de revisão, aprovada em audiência pública.

Na oficina foi apresentada a metodologia de revisão do plano, abertura para debate, preenchimento do formulário participativo pelos presentes e cartazes para sugestões e demandas nas áreas de turismo, meio ambiente, infraestrutura, espaços públicos, equipamentos sociais e economia.

Representantes da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fizeram apresentações sobre as características ambientais, paisagísticas, culturais e históricas do Centro Histórico e Parque Municipal Morro da Glória.

Esta fase desempenha um papel fundamental na elaboração do projeto, uma vez que oportuniza o aprofundamento da discussão e participação popular na definição das diretrizes que moldarão o desenvolvimento do município.

Nas oficinas, serão apresentadas as diretrizes e eixos estratégicos pensados para Laguna.  Os participantes poderão discutir aspectos positivos e negativos relacionados ao município, bem como apresentar suas contribuições e sugestões.

“Começaremos as oficinas pelos bairros que possuem mais inscritos. Nas próximas reuniões definiremos como ficarão as outras regiões”, explicou a presidente do Núcleo Gestor, Gabriela Belmiro.

Acompanhe todos os passos do processo de revisão, clicando aqui.

Um formulário participativo de revisão do plano está disponibilizado à população, de forma online no site da prefeitura e também será entregue de forma presencial nas oficinas participativas para levantar as carências, demandas e problemas de cada região.

Veja o calendário das oficinas temáticas do Plano Diretor:

Centro e Morro da Glória – 13/09 – Quarta-feira

Local: União Operária

Farol: 15/09 – Sexta-feira

Local: salão paroquial do Farol

Passagem da Barra: 16/09 – Sábado

Local: Salão Paroquial da Passagem da Barra

Como participar da revisão do Plano Diretor?

Todos os cidadãos e a sociedade civil organizada podem participar através das atividades presenciais, debates, oficinas, reuniões, seminário, conferência final e audiências públicas.

A Prefeitura também disponibiliza o email: planodiretor@laguna.sc.gov.br para envio das contribuições. E através do formulário online e também físico que serão entregues nas oficinas participativas.