Alerta: fortes rajadas de vento e declínio acentuado das temperaturas entre quarta e quinta

Entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (27), os ventos de sul ganham força na metade leste de Santa Catarina, devido à formação de ciclone extratropical no oceano.

O vento médio sopra com velocidade entre 30 e 40 km/h e rajadas que devem variar entre 70 km/h e 80 km/h (podendo ser ultrapassados pontualmente), principalmente nas áreas costeiras. O risco é alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Declínio Acentuado das temperaturas entre a tarde de quarta (27) e manhã de quinta-feira (28)

Risco moderado nas áreas em amarelo e risco baixo nas áreas em verde do mapa para declínio das temperaturas. O declínio chega a variar entre 10°C e 12°C nas áreas em amarelo e entre 6°C e 9°C na área em verde.

À medida que ciclone se afasta do estado, uma alta pressão atmosférica passa a atuar e favorece o avanço de uma massa de ar frio, diminuindo significativamente as temperaturas em todas as regiões. No Oeste, as temperaturas já caem ao longo da tarde de quarta-feira (27), enquanto nas demais regiões o declínio se dá ao longo da noite de quarta e madrugada da quinta-feira (28).

Avisos e alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054, o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.

banner defesa civil emergencia
Secom/PML