Programa Saúde na Escola promove conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico

O Programa Saúde na Escola, coordenado pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Cabeçuda, marcou presença na Escola de Educação Básica Saul Ulyssea com uma série de palestras educativas sobre os temas “Combate aos Perigos do Cigarro Eletrônico” e “Métodos Contraceptivos e Prevenção de ISTs”. O evento contou com a participação de professores, coordenadores e alunos do ensino médio, além das turmas finais do ensino fundamental II.

As apresentações foram conduzidas por alunos dos anos finais de Medicina da Unisul Tubarão, sob a supervisão do médico da ESF Cabeçuda, Dr. Matheus Saloti. Essa iniciativa visa promover a conscientização sobre temas relevantes de saúde entre os jovens, proporcionando informações valiosas para a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis.

O Programa Saúde na Escola faz parte das estratégias de Atenção Primária desenvolvidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabeçuda, que vai além do tratamento de doenças e do atendimento aos pacientes no posto. A UBS Cabeçuda, neste ano, também retomou programas de prevenção e acompanhamento de diabetes e hipertensão, apoio aos pacientes psicóticos ou com ideação suicida, continuidade das visitas de equipe multidisciplinar nas casas de pacientes acamados ou domiciliados, e saúde na escola.

Essas ações refletem os princípios fundamentais das Unidades Básicas de Saúde, que buscam não apenas tratar doenças, mas também prevenir e orientar toda a população do bairro em que estão inseridas. O engajamento da comunidade escolar e o apoio das instituições de ensino são essenciais para o sucesso dessas iniciativas de promoção da saúde.