Secretaria de Saúde divulga novos protocolos para dispensação de medicamentos, fraldas e uso do canabidiol

A Secretaria de Saúde informa a população sobre a nova organização na oferta de medicamentos e insumos da assistência farmacêutica. O objetivo é melhorar o atendimento, garantir o acesso aos tratamentos e otimizar os recursos financeiros destinados à saúde.

Disponibilização de medicamentos:

O que muda?

1. Dispensação em Unidades Básicas de Saúde (UBS): A maioria dos medicamentos será dispensada preferencialmente nas UBS. Para isso, será necessário apresentar uma receita válida, obtida em atendimentos realizados na Atenção Primária ou Especializada.
  2. Critérios de Seleção: Serão priorizadas medicações de menor custo e com alta demanda, enquanto algumas medicações com restrições específicas serão centralizadas na Farmácia Básica Municipal.
  3. Ajustes Locais: A gestão municipal poderá adaptar as regras de dispensação conforme as necessidades específicas de cada comunidade, garantindo um acesso mais fácil e eficiente aos cuidados de saúde.

Confira os medicamentos com dispensação disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Publica.

Disponibilização de Fraldas Descartáveis:

Como funciona?

1. Quem pode solicitar?
    • Pessoas com condições de saúde que resultem em incapacidade funcional, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência física que estejam acamadas.
  2. Como solicitar?
    • A solicitação deve ser feita por meio de um médico da Atenção Primária em Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O paciente deve apresentar documentos como CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.
  3. Critérios de elegibilidade:
    • É necessário um laudo médico atualizado com o diagnóstico e a quantidade de fraldas necessárias.
  4. Retirada:
    • As fraldas serão disponibilizadas mensalmente na mesma UBS onde foi feito o pedido, com prazo mínimo de espera de 30 dias após a solicitação.

Importante: É fundamental que os pedidos sejam feitos de acordo com os critérios estabelecidos para garantir que todos os que precisam tenham acesso a esse insumo. O programa visa assegurar que a distribuição seja justa e equitativa, respeitando a dignidade dos beneficiários.

Prescrição do Canabidiol (CBD)

O canabidiol (CBD), um dos compostos da planta Cannabis sativa, tem sido objeto de estudos científicos para o tratamento de várias condições de saúde, especialmente em casos de epilepsias refratárias. A utilização do CBD deve ser sempre feita sob supervisão médica, seguindo diretrizes estabelecidas por órgãos de saúde.

O que você precisa saber:

1. Indicações:
    • O uso de canabidiol é aprovado para tratar epilepsias em crianças e adolescentes que não respondem a tratamentos convencionais. Essa aprovação está alinhada com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
  2. Condições específicas:
    • O canabidiol pode ser indicado para síndromes como Lennox-Gastaut e Dravet, além do Complexo de Esclerose Tuberosa. É importante que os pacientes tenham esgotado outras opções de tratamento antes de recorrer ao CBD.
  3. Processo de Prescrição:
    • A prescrição deve ser feita por médicos especializados, como neurologistas ou pediatras, e será acompanhada de um laudo médico. Os pacientes devem ser atendidos regularmente nas unidades de saúde e seguir as orientações de dosagem.
  4. Critérios de Inclusão:
    • Para ser elegível ao tratamento, o paciente deve estar vinculado ao serviço público de saúde e apresentar condições específicas, conforme os códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
  5. Monitoramento:
    • As consultas de acompanhamento são essenciais para avaliar a eficácia do tratamento e ajustar a dosagem, se necessário.

Compromisso com a Saúde: A criação da lei municipal nº 2459, em 27 de maio de 2024, posiciona Laguna entre as cidades que garantem o acesso ao canabidiol na rede pública de saúde. O objetivo é fornecer tratamento seguro e eficaz para aqueles que necessitam.

Se você ou alguém que você conhece se enquadra nas condições mencionadas, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para obter mais informações e orientações.

Confira em anexo os protocolos na íntegra: