Dia Nacional da Libras: processo licitatório para construção da Escola Bilíngue deve ser lançado na próxima semana

Neste dia 24 de abril, celebramos o Dia Nacional da Libras que exerce um papel fundamental na inclusão social da comunidade surda brasileira, sendo uma ferramenta essencial para interação com familiares, amigos, colegas de trabalho e com a sociedade como um todo. Desde 2002, com a Lei nº 10.436, o meio foi regulamentado, oficialmente, como forma de comunicação da comunidade surda.

Laguna completa, em 12 de setembro, 21 anos de comprometimento com a comunidade surda através da Lei 969/03.

Em 2021, o município foi selecionado pelo Ministério da Educação para instalação de uma Escola Bilíngue com método de ensino exclusivo em libras, para alunos surdos, do ensino infantil ao médio. O processo licitatório será lançado na próxima semana com investimentos de mais de 7 milhões de reais, via Ministério da Educação.

Será uma escola piloto regional que atenderá até 180 estudantes da região da Amurel. O terreno que receberá a Escola Bilíngue é o que é reconhecido como Antigo Centro Social Urbano, no bairro Progresso.

” Queremos parabenizar todos os profissionais, estudantes e familiares envolvidos nas lutas e nas conquistas da comunidade dos surdos. As batalhas são diárias e incessantes, contudo, vale ressaltar as conquistas do nosso município para garantir aos surdos o direito de participar plenamente na sociedade brasileira.” afirma o Secretário de Educação, Carlos Felipe Schmidt.

A Secretaria Municipal de Educação já formou 7 turmas no curso de libras básico e intermediário. Atualmente, a aula de libras está inserida na grade curricular das turmas de fundamental II e o município possui interpretes no quadro de profissionais para atendimento às demandas da comunidade.