Propostas de projetos recebem parecer favorável do Ministério do Turismo

A Secretaria de Turismo e Lazer recebeu o resultado que aprova as propostas de projetos, encaminhadas pelo município, no 1º Encontro Nacional do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Realizado pelo Ministério do Turismo, o evento ocorreu em Brasília, nos dias 17 e 18 de outubro. O encontro teve como objetivo receber propostas de projetos para o desenvolvimento do setor nos municípios de todo o Brasil. A reunião contou com a participação de 548 pessoas envolvidas com o processo de regionalização do turismo.
Laguna teve sete propostas de projeto em infraestrutura e seis em qualificação com parecer positivo do Ministério. Estes serão encaminhados para o Congresso Nacional para possível viabilização através de emendas parlamentares.
Integrante do Roteiro Serra Mar, Laguna foi a única cidade do sul do Estado a ser contemplada. Reurbanização da orla do Mar Grosso; repavimentação da via de acesso principal ao centro da cidade – avenida Colombo Machado Salles; construção do mirante do Morro da Glória; implantação de infra-estrutura urbana com saneamento básico da orla lagunar; construção de portais de acesso ao centro histórico, localidades afastadas, central de recepção e informações; implantação de infraestrutura aquaviária e construção do centro de recepção e informação turística no Farol de Santa Marta são as propostas com parecer positivo em infraestrutura.
Em qualificação do turismo, Laguna foi contemplada com seis projetos: qualificação empresarial; qualificação profissional; guia de turismo regional; curso de espanhol e inglês técnico; capacitação de mão-de-obra para meios de hospedagem, alimentos e bebidas e capacitação turística.
De acordo com a Secretaria de Turismo, Bárbara Andreadis, essas aprovações são importantíssimas para o município. “Com o parecer favorável de nossas propostas pelo Ministério do Turismo a possibilidade de conquistarmos emendas parlamentares é maior, o que permitirá um avanço do setor em Laguna”, destaca.