As empresas Sisnate e Cipla agora são parceiras

O contrato onde celebram parceria as empresas Sisnate e Cipla foi assinado no gabinete do Prefeito de Laguna, Célio Antônio. A tecnologia Sisnate será industrializada e comercializada pela Cipla. O ato da assinatura do contrato pôde ser presenciado por autoridades municipais e diretores das empresas, e promete ser uma revolução no que diz respeito ao tratamento de efluentes ecologicamente corretos.
Para entender o que é Sisnate – Sistema Natural de Tratamento de Esgoto – este é o nome do projeto de baixo custo, reconhecido por institutos de pesquisa do mundo inteiro e que foi desenvolvido há quarenta anos pelo comerciante lagunense Galdino de Limas, já levou água potável à no mínimo 600 pessoas dos bairros Mato Alto, Portinho e Farol de Santa Marta e agora as comunidades de Ponta da Barra e Lagamar entre outras também deverão ser beneficiadas com o projeto.
Institutos de Pesquisa como o Instituto Aldolfo Lutz, de São Paulo, a ALQMA do Paraná e o Centro Tecnológico de Pesquisas da Unisul (CENTEC) realizaram testes comprovando a qualidade da água potável própria para ser consumida pela população. Pesquisas realizadas na França e Japão também confirmam os laudos científicos. A fonte de recursos que é inesgotável é o bambu. O processo de purificação da água ocorre a partir da utilização da água que sai dos esgotos domésticos e cloacais, está água passa duas horas pelos bambus, até que a água se torne potável, com 98% de purificação.
Com a assinatura do contrato entre as empresas Laguna recebeu a doação de dez estações de tratamento ecológico Sisnate. A parceria deve resultar na geração de novos empregos no município, além de contribuir junto com o Prefeito Célio Antônio (PT) para alavancar o crescimento sócio-econômico de Laguna, incrementando a receita de impostos. “O diferencial desse projeto é que nós re-aproveitamos a água do sistema pluvial, acoplado ao sistema cloacal, e desta forma o custo diminui, e com certeza nossa parceria com o Prefeito, com a administração municipal será de grande valia para todos nós lagunenses, e com certeza onde for implementado o método todos saíram ganhando”, explica Galdino.