João Vicente é homenageado pelos 50 anos de rádio

Com uma intensa programação, a Associação Catarinense de Imprensa, neste sábado, comemora a fundação da imprensa, marcada pelo lançamento do jornal “O Catarinense”, por Jerônimo Coelho, em 28 de julho de 1831.

Várias  atividades culturais, profissionais e sociais estão programadas, inclusive com a homenagem a João Manoel Vicente, pelos 50 anos de rádio, culminando no dia 8 de agosto com a posse da nova diretoria, presidida pelo jornalista Ademir Arnon de Oliveira, atual diretor executivo da entidade.

A programação, que começa sexta (27), marca para às 10h, homenagem ao fundador da Imprensa Catarinense, Jerônimo Coelho, na Praça  XV de Novembro, na capital. Sábado (28), às 10h45, cerimônia junto ao busto de Jerônimo Coelho, na praça do mesmo nome, em Laguna, com a presença da Sociedade Musical União dos Artistas,  seguida de entrega de coleções de livros para a Biblioteca Pública Municipal Professor Romeu Ulysséa e a Escola Integrada Jerônimo Coelho; às 12h, no Laguna Tourist Hotel, homenagem a João Manoel Vicente, com apresentação especial do quarteto Opus4.  Dia 31, às 16h na Assembléia Legislativa, em nossa capital, em promoção conjunta com o Sindicato dos Jornalistas,  lançamento do Prêmio Catarinense de Fotojornalismo, Troféu Olívio Lamas.

Dia 1º de agosto, na Unoesc, em Xanxerê, às 18h lançamento do Prêmio Fatma de Jornalismo Ecológico e às 20h30, no Clube Recreativo, em Chapecó, lançamento do livro “História de Vida e Trajetória Profissional dos Pioneiros da Imprensa de Chapecó”, dos jornalistas  Greizi C. Ciotta e Luciane do  Valle. Dia 2 de agosto, às 12h, na Fiesc, em Florianópolis, lançamento do Prêmio Fiesc de Jornalismo Econômico e às 19h,na Assembléia Legislativa, lançamento do livro “CBN Diário: uma luz no apagão”, dos jornalistas Ricardo Medeiros e Carol Denardi, Editora Insular, em co-edição com a ACI. Dia 6, às 19h, na Câmara Municipal da capital, outorga do Prêmio Dakir Polidoro de Jornalismo e dia 8, posse da nova diretoria da ACI.

João Manoel Vicente

O radialista João Manoel Vicente, nasceu em Laguna, em 30 de outubro de 1931. Começou cedo no rádio, na verdade ainda garoto e que de tudo fazia, já que os locutores da época, para darem uma saída, tomar um café, lá deixavam João a ler as notícias, prestando informações aos ouvintes.

Com isso ele foi tomando gosto pelo rádio, se tornando um profissional reconhecido por toda a comunidade, chegando a diretor de rádio, assessor de imprensa da Câmara  de Vereadores e da Prefeitura, chefe de gabinete da Prefeitura, além de um dos fundadores do jornal O Correio, com Paulo Sérgio Silva, Richard Calil Bulos e Nazil Bento. Na política, foi eleito vereador em dois mandatos, no tempo em que a vereança era exercida gratuitamente.

Vicente também foi candidato a deputado estadual e mesmo não se elegendo, recebeu expressiva votação, sendo o mais votado candidato do município, depois de Valmor de Oliveira. Foi também  jogador de futebol, atuando pelo Barriga Verde e Atlético Operário, de Criciúma. Dentre os prêmios recebidos, destaques para o Troféu Prensa, Amigo da  PM,  Amigo da Marinha, Anita Garibaldi e Expressão Jornalística de 1994. Além das Rádios Garibaldi e  Difusora, onde aos sábados, apresenta o programa Cidadania,  ambas de Laguna atuou também na Rádio Tubá, de Tubarão.

Fonte: Jornal de Laguna