Orçamento Participativo no bairro Progresso
O primeiro encontro que marca o início do ciclo de audiências públicas para discutir o Orçamento Participativo, neste ano, será realizado no bairro Progresso, às 19h, no Centro Social Urbano, nesta quinta-feira, dia 20. A audiência abrangerá também as localidades da Vila Cohab, Campo de Fora, Portinho e Esperança.
A comunidade poderá conferir as ações realizadas pelo Governo Municipal para melhorias em infra-estrutura, obras, saúde e educação, que foram votadas pelos moradores como prioritárias na reunião do ano passado.
Para dar continuidade aos trabalhos, juntos, secretarias municipais e população irão definir as necessidades do bairro e votar as próximas ações a serem realizados no ano que vem.
Com o Orçamento Participativo, além de compartilhar a responsabilidade na escolha e no planejamento dos gastos, a Prefeitura contribui para a participação popular, a formação cidadã e abre espaço para o controle social, disse o Prefeito Célio Antônio.
No total, serão 44 comunidades envolvidas nesse trabalho.
As próximas audiências públicas, no mês de setembro, serão realizadas nos bairros:
– Dia 26/09: Comunidade da Barranceira
O que é Orçamento Participativo ?
O Orçamento Participativo (OP) é um processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal.
Inicia-se com as reuniões preparatórias, quando a Prefeitura presta contas do exercício passado, apresenta o Plano de Investimentos e Serviços (PIS) para o ano seguinte.
As secretarias municipais e autarquias acompanham estas reuniões, prestando esclarecimentos sobre os critérios que norteiam o processo e a viabilidade das demandas.