Célio Antônio viaja para Europa e integra comitiva de prefeitos que irão conhecer cidades históricas a convite do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional

Como cidades históricas de Portugal, Espanha e França preservam sua cultura e atrai turistas ? Quais as técnicas, o marketing e projetos que utilizam? Perguntas que o prefeito Célio Antônio terá oportunidade de fazer e ver de perto durante os 12 dias de viagem nos países europeus, juntamente com prefeitos de Olinda (PE), Aracati (CE), Congonhas (MG), Iço (CE), Marechal Deodoro (AL), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Penedo (RJ), Porto Seguro (BA) e Sobral (CE).

O convite partiu do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) aos chefes do executivo de cidade históricas. A cidade de Laguna foi escolhida pela sua importância e por ser escolhida como cidade-pólo do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS) para destinação de recursos, na ordem de R$ 6 milhões.

Com os recursos, o Centro Histórico será restaurado, o projeto realizado pelo arquiteto do Iphan pode ser visto no www.laguna.sc.gov.br.

28 de setembro (sexta-feira) :

12h – Almoço de Abertura da viagem e apresentação geral da Comitiva, no Café Guarani – Avenida dos Aliados – Porto.

14h- Apresentação da cidade do Porto no auditório da Casa do Infante pelos arquitetos Antônio Menéres e Rui Loza, que atuaram no Plano de Revitalização do Centro Histórico do Porto.

16h30min – Visita guiada ao Centro Histórico do Porto (Patrimônio Mundial).

29 de setembro (sábado)

8h – Visita ao Centro Histórico do Porto.

10h – Visita guiada a Casa da Câmara.

11h – Visita à Sé do Porto.

11h45min – Visita à igreja de São Lourenço, Museu de arte Sacra e Seminário Maior.

12h30min – Visita ao Bairro da Sé.

15h30min – Visita ao Barredo, Muro dos Bacalhoeiros, Postigo do Carvão e Crato.

16h30min – Visita a à igreja de São Francisco.

17h30min – Visita ao Palácio da Bolsa.

30 de setembro (domingo)

9h/11h – Visita ao Centro Histórico de Guimarães, acompanhados por técnicos locais. Reunião com o presidente da Câmara de Guimarães.

13h30min/18h – Deslocamento para Ponte de Lima e visita ao Programa de Recuperação do Patrimônio Rural de Ponte de Lima, reunião com o presidente da Câmara de Ponte de Lima engenheiro Campelo.

20h- Jantar no Centro Histórico de Ponte de Lima.

1º de outubro (segunda-feira)

8h – Deslocamento para Viana do castelo e visita guiada ao Centro Histórico, com arquiteto da prefeitura de Viana do Castelo.

13h – Almoço do Centro Histórico de Viana do Castelo.

13h30min – Deslocamento para Santiago de Compostela, com passagem pelo Centro Histórico de Vigo e visita ao Porto Pesqueiro da cidade.

19h – Chegada a Santiago de Compostela.

20h30min – Jantar no centro histórico de Santiago de Compostela.

2 de outubro (terça-feira)

8h – Visita ao Centro Histórico de Santiago de Compostela, na Espanha.

11h- Visita à catedral de Santiago de Compostela.

14h – Partida para La Corunã e Oviedo.

3 de outubro (quarta-feira)

8h/11h – Visita ao Centro Histórico de Oviedo, Patrimônio da Humanidade.

13h30min – Partida para Bayonne.

20h – Jantar no Centro Histórico de Bayonne.

4 de outubro (quinta-feira)

9h – Partida para La Rochelle.

15h – Chegada a La Rochelle

16h/18h – Apresentação de projetos diferenciados integrando cultura, turismo e meio ambiente, com destaque para o patrimônio histórico da cidade de La Rochelle.

18h – Recepção pelo prefeito de La Rochelle, Máxime Bono, na sede da Prefeitura Municipal de La Rochelle.

5 de outubro (sexta-feira)

9h/12h – Visita ao centro histórico de La Rochelle. (cidade histórica, um dos maiores destinos turísticos da França).

12h – Almoço: Restaurante Chez André, centro histórico de La Rochelle.

14h/16h – Visita a Rochefort (30 km de La Rochelle), conhecendo os projetos Corderie Royale e Hermione.

16h – Entrevista com Emmanuel De Fontainieu, diretor do Centro Internacional do Mar.

17h – Partida para Bourcfranc Le Chapus ( 30Km ao sul de Rochefort).

18h – Visita ao Liceu do Mar e do Litoral.

20h: No Liceu do Mar e do Litoral.

Dia 06 de outubro (sábado)

9h – Visita ao Port de Minimes (maior marina de veleiros da França). Encontro com o diretor: Cristophe Vieux.

10h30min – Visita ao Aquário de La Rochelle (um dos mais importantes da Europa).

12h – Almoço no Aquário de La Rochelle.

15h – Viagem para Paris.

18h – Chegada a Paris.

7 de outubro (domingo)

9h – Museu do Louvre