Vigilância sanitária promove debate sobre prevenção à dengue na Vila Vitória

O que é dengue ? Os sintomas ? Como prevenir ? Por dia, dezenas de pessoas procuram a Vigilância Sanitária em busca de informações sobre a doença.

Para acabar com as dúvidas da população, nesta terça-feira, dia 23, ás 18h, no ginásio de esporte da Vila Vitória, técnicos da Vigilância estarão conversando com os moradores. “Prevenção é muito importante, pois o verão está chegando, época de maior incidência da doença”, conta o coordenador da Vigilância, Leandro Souza.

De acordo com ele, não existe foco de dengue no município.
A Secretaria de Obras irá realizar um mutirão de limpeza no bairro. “Vamos conscientizar para manter os locais limpos”, disse Souza.

A Dengue é uma doença transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus, contaminados após ter picado uma pessoa doente. Seu período de incubação é de 8 a 10 dias.

No município a dengue é prevenida o ano inteiro, através de armadilhas em pontos estratégicos, onde são recolhidos a cada 15 dias, e vistoriado em cada 7 dias.

Os sintomas da Dengue são semelhantes a uma gripe: dores de cabeça e nas articulações, fraqueza, falta de apetite, febre e “carocinhos” avermelhados na pele.
O melhor método para se combater a dengue é evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti que é feita em ambientes úmidos ou em águas paradas.

Como prevenir:
·Vasos de plantas ou flores: mantenha o prato que fica embaixo dos vasos sempre seco. Verifique isso todos os dias. Não tenha em casa plantas em vasos com água, como as gravatás e bromélia. Encha o vaso de terra ou areia.

·Jarra de flores: troque a água duas vezes por semana, lave bem a jarra para eliminar os ovos do mosquito que podem estar nas paredes ou no fundo.

Copinhos plásticos, tapinhas de garrafas ou refrigerantes, casca de côco ou de ovos, esvazie todos para evitar que venham acumular água de chuva e jogue-os fora na lixeira.

·As garrafas vazias devem ser guardadas em lugares cobertos e de cabeça para baixo.

·Bebedouro de aves e animais devem ser guardados em lugares frescos e a água ser trocada todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, e serem lavados com bucha ou escova.

·Pneus velhos devem ser furados para escoar a água da chuva. De preferência mantenha-os em lugares cobertos e secos.

·Banheiras deixadas no quintal devem ser colocadas de cabeça para baixo. Os borracheiros devem trocar a água dos depósitos uma vez por semana.

·Sapatos velhos jogados em lugares abertos também acumulam água. Jogue-os no lixo.

·As caixas d’água e cisternas de prédios devem ser limpas com freqüência e devem ficar tampadas.

·Os latões de lixo devem ser limpos.

·O lixo caseiro deve ser ensacado em plástico e posto à disposição da limpeza urbana.

·Chame a limpeza urbana de sua cidade para remover lixo e entulhos, bem como para escoar águas paradas ou empoçadas