Audiência pública vai discutir renovação da licença ambiental para usina eólica

No dia 13 de novembro, às 19h30min, no Clube Congresso, técnicos ambientais dos órgãos municipais, estaduais e federais, representantes de organizações não-governamentais, parlamentares e comunidade em geral vão tirar dúvidas e conhecer a produção de energia através dos ventos.

Equipe de profissionais da empresa interessada em construir a usina vão estar à disposição da população. Uma área de 3 milhões de metros quadrados, na localidade de Santa Marta, está sendo apontada como o local para a colocação dos moinhos de ventos. O dinheiro viria do Governo Federal, através do Programa de Incentivo as Fontes Alternativa de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia, somando mais um investimento de R$ 200 milhões da empresa Enersan.

Desde 2001, a empresa tem a licença ambiental para erguer as torres, dentro dos trâmites legais, é necessário realizar audiência pública para o andamento do processo.

Serão 31 aerogeradores (cataventos), com 500 metros de espaço entre eles. Segundo o sócio-gerente da Enersan, Ricardo Baassch, a usina terá 46 megawats de potência, suficiente para abastecer uma cidade com 92 mil habitantes.

A energia captada irá diretamente na rede elétrica da Celesc, será construída uma subestação de 40 megawats e uma linha de transmissão de 69 quilowats com aproximadamente 25 quilômetros de extensão até a distribuidora em Tubarão. “A energia não irá substituir a energia produzida pela Tractebel. Não altera em nada para o consumidor final, mas será uma energia limpa”, explica Baassch.

Dúvidas e questionamentos sobre a usina podem ser enviados para imprensalaguna@gmail.com ou prefeituralaguna@bizz.com.br

Como se produz energia eólica ?

As hélices, dos aerogeradores, têm o formato de asas de aviões e usam a mesma aerodinâmica. As hélices em movimento ativam um eixo que está ligado à caixa de mudança.

Através de uma série de engrenagens a velocidade do eixo de rotação aumenta. O eixo de rotação está conectado ao gerador de eletricidade que com a rotação em alta velocidade gera energia.