Saúde bucal da população está sendo pesquisada por profissionais

A coordenação de saúde bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a professora Josimari Telino, doutora em saúde coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina, está realizando o levantamento epidemiológico das crianças com cáries e das principais doenças bucais em adultos.

“Estes levantamentos têm por objetivo seguir as normas de saúde bucal, do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, para que possamos fazer um planejamento das ações de saúde bucal dos usuários do Sistema Único de Saúde”, segundo a coordenadora do programa de saúde bucal do município, Ana Cristina Cardoso Vieira.

De acordo com ela, o levantamento epidemiológico de crianças será realizado por amostragem com alunos de 5 e 12 anos das escolas municipais e estaduais pelos dentistas e atendentes de consultório dentário.

“Nas escolas somente o cirurgião dentista examinará a boca das crianças, somente ele, está autorizado para realizar este procedimento. O auxiliar realiza as anotações solicitadas”, explica.

Já o levantamento dos adultos será efetuado através da aplicação de um questionário, efetuado com um integrante de cada família em cada microárea dos Programa da Saúde da Família.

As agentes comunitárias de Saúde foram capacitadas pela professora Josimari Telino. “Na capacitação elas receberam os questionários para aplicarem nas famílias e um espelho de bolso. Na ocasião a professora esclareceu várias vezes que o espelho serviria para que o entrevistado se olhasse sozinho, fazendo um auto-exame de sua própria boca, para que pudesse responder as perguntas explanadas no questionário”, salienta a coordenadora municipal.