Vigilância Sanitária vistoria supermercados em busca de leite adulterado

Sete lotes de leite integral tipo longa vida comercializados pelas empresas Parmalat, Calu e Centenário foram interditados preventivamente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na última sexta-feira.

Nesta semana, técnicos da Vigilância Sanitária de Laguna vão estar vistoriando os estabelecimentos comerciais em busca dos lotes interditados. “Por medida de precaução e segurança á saúde”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Leandro Souza.

Segundo a agência, a interdição foi determinada com base em laudos da Polícia Federal que constataram irregularidades no processamento do leite. A Anvisa orienta as pessoas que tiverem leites destes lotes em casa a não os consumirem enquanto as investigações estiverem em andamento.

Para a Anvisa, a ingestão do leite não representa risco iminente à saúde, mas a orientação é para que as pessoas fiquem atentas ao eventual surgimento de sintomas.

Com a interdição também fica proibido comercializar unidades destes lotes.

Confira os lotes interditados:

Parmalat – lotes LCZL062:3 e LCZL01 12:42
Calu – lotes 4G, 4K e 4W
Centenário – lote 1 (com fabricação em 25/07/2007) e lote 2 (com fabricação em 28/07/2007)

De acordo com os laudos da PF, as amostras destes lotes examinadas estão em desacordo com os padrões de identidade e qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura.

Os exames não detectaram presença de soda cáustica.

Quem perceber qualquer aspecto diferente no leite, cor, odor ou sabor, deve comunicar o fato à Vigilância Sanitária local ou entrar em contato com a própria Anvisa pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

O telefone da Vigilância em Laguna é 3644-1315.