Prevenção ao câncer do colo uterino com palestras
A prevenção é o melhor remédio. Com o objetivo de fazer com que um maior número de mulheres realizem o preventivo nos postos de saúde do município, uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde está percorrendo as comunidades realizando palestras sobre câncer no colo uterino, mais de 120 mulheres receberam orientações sobre saúde feminina.
No próximo dia 12, as mulheres da Ponta da Barra terão suas dúvidas esclarecidas. A bioquímica Angela Algarve, responsável pelo diagnóstico dos preventivos realizados pelas mulheres no município, irá explicar sobre a doença.
O câncer do colo uterino é transmitido pelo vírus HPV. Uma grave doença, que segundo estatísticas do Ministério da Saúde, está crescendo entre as mulheres.
Em Laguna, somente no mês de dezembro, 329 mulheres realizaram o exame preventivo, um número que a Secretaria de Saúde espera aumentar. Através dele, o câncer é dignosticado.
De acordo com a enfermeira Rosinete Silveira Ramos, coordenadora de estratégia do Programa da Saúde da Família (PSF), os postos dos municípios estão aptos para realizar o preventivo.
As lâminas são enviadas para a bioquímica. Caso apareça algum problema, as mulheres são encaminhadas para um ginecologista.
Quem e quando fazer o exame preventivo
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.
O que é o câncer ?
O câncer de colo de útero se inicia no colo uterino da mulher, que é a parte do útero que fica no fundo da vagina. O útero é o órgão que envolve o bebê durante a gravidez e ao nascer de parto vaginal, o bebê passa pelo canal central do colo uterino.
Este tipo de câncer costuma apresentar crescimento lento. Durante vários anos, células da superfície do colo do útero se tornam anormais. No início, estas anormalidades ainda não se caracterizam como um câncer e são denominadas displasias.
Porém algumas dessas alterações ou displasias podem dar início a uma série de alterações que podem levar ao aparecimento do câncer de colo de útero