Sexta-feira é dia de recolher pneus para combater a dengue

A equipe de combate à dengue da Vigilância Sanitária está promovendo uma ação para recolher pneus velhos e em desuso em terrenos e casas localizadas na zona urbana entre Cabeçuda e Mar Grosso, nesta sexta-feira, dia 18.

O caminhão da prefeitura estará recolhendo os pneus durante todo o dia.

Quem tiver pneus velhos em casa e quiser entregar para vigilância, pode ligar no número 3644-1315. A equipe passará recolhendo conforme os pedidos.

Combate intensificado

O alerta está em todo o Estado, o momento pede muita atenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue.

Em Laguna, a equipe da vigilância sanitária está fazendo um trabalho intensivo, com 156 armadilhas espalhadas pelo município e monitoramento de mais de 50 pontos estratégicos, entre eles, cemitério, ferro velho e locais com materiais de construção.

“As armadilhas são visitadas de sete em sete dias, numa distância de 300 metros cada uma. Já o acompanhamento dos pontos estratégicos é feito de 15 em 15 dias”, salienta o coordenador de combate à dengue do município, Geraldo Peixoto.

O aparecimento de foco não significa a existência do inseto. Foco é todo depósito contendo forma aquática do mosquito Aedes aegypti. O mosquito adulto também pode ser considerado um foco.

Se não tiver a ocorrência do mosquito – agente transmissor –não existe a possibilidade do aparecimento da doença.

Quais os principais sintomas da dengue?

Febre alta
Dores abdominais
Vômitos frequentes
Tontura
Falta de ar
Dor de cabeça, nos olhos e músculos
Falta de apetite e fraqueza

Como é feito o tratamento?

Não existe um tratamento específico para a doença, vacina também não. O médico trata os sintomas com antitérmicos e analgésicos. Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e Aspirina, que podem causar a forma hemorrágica da doença. É importante ter repouso e beber bastante líquido.