Udesc apresenta estudo técnico para a instalação do curso de engenharia de pesca no município
A atividade pesqueira se constitui hoje, um dos principais desafios ao processo de desenvolvimento regional, com a necessidade de promover a conciliação entre conservação do meio ambiente e utilização racional dos recursos naturais, favorecendo a adoção de um modelo de desenvolvimento, que associe os aspectos sociais, ecológicos e econômicos.
Nesta perspectiva, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deverá iniciar no próximo ano, o curso de engenharia de pesca, em Laguna.
O vice-reitor da universidade, Antônio Heronaldo de Sousa, apresentou na terça-feira, no gabinete do governador do Estado, Luiz Henrique, o estudo técnico com as potencialidades do município para a implantação do curso. Estavam presentes na reunião, o prefeito Célio Antônio, secretário regional Mauro Candemil, presidente da Celesc, Eduardo Moreira, deputada Ada de Lucca e secretários municipais.
A instalação do curso está orçado em R$ 1 milhão e 600, com a participação da Secretária Especial da Pesca, do Governo Federal. Conforme a audiência, no Estado não existe cursos voltados para a engenharia de pesca.
A Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, realizada em Brasília, no ano de 2002, apresentou como um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor pesqueiro nacional a carência de profissionais qualificados para atuar na área da Ciência Pesqueira e Aqüícola.
O curso deverá formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro do país, através do planejamento, organização, coordenação e execução de ações concernentes ao aproveitamento de recursos naturais aquáticos, a cultura e exploração sustentável de riquezas biológicas marítima, fluvial, lacustre e de várzeas, sua industrialização, seus serviços afins e correlatos.