BNDES libera 4,5 milhões para ampliação do sistema de esgoto no município

Nesta segunda-feira, dia 14, o contrato no valor de R$ 150.475.807,20 foi assinado entre a Casan  e o BNDES no Rio de Janeiro destinado ao financiamento visando a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios  de  Florianópolis, Criciúma, São José e Laguna, após 10 meses de sucessivas tratativas.

O prazo total é de 15 anos, vencendo-se a primeira prestação em fevereiro de 2012. O financiamento está dentro dos recursos do Programa de Aceleraçaõ e Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Segundo o presidente Walmor de Luca, do valor acima, 74 milhões serão aplicados em Florianópolis, 50 milhões em Criciúma, 22 milhões em São José e  4,5 milhões em Laguna, totalizando 14 projetos. Como contrapartida a Casan irá investir quase 60 milhões recursos estes provenientes dos lucros.

O saneamento financeiro da empresa, que obteve lucros nos  últimos  anos, contribuiu para aumentar sua capacidade de contrair financiamentos para   novos investimentos e ampliações nos sistemas de  água e esgoto.

A diretoria da  Casan aguarda para breve a assinatura do contrato de financiamento com o Japan Bank For International Cooperation, que deverá liberar  143   milhões de dólares numa primeira etapa  e 117 milhões de dólares na segunda etapa, destinado exclusivamente para o saneamento básico de municípios localizados no litoral catarinense.

A aprovação do financiamento foi comunicada pelo primeiro Ministro do Japão Yasuo Fukuda ao presidente Luis Inácio Lula da Silva,ontem,durante sua viagem ao exterior.

Fonte: site Casan