Pescado comprometido em Santa Catarina. Porto de Laguna na lista para abrigar os estoques.

As inundações em Itajaí, cidade responsável por 60% do armazenamento de pescado da região Sul e Sudeste, comprometeram o processamento e estoque do pescado no Brasil. Duas das maiores empresas de sardinha enlatada, responsáveis por 80% da produção brasileira, sofreram prejuízos com as fortes cheias.

A pesca industrial está sem local para descarregar e armazenar a produção. Barcos de pesca, antes atracavam em Itajaí, estão utilizando o porto do Rio Grande. As câmara frias foram tomadas pelas águas. Calcula-se que Itajaí teria aproximadamente 20 mil toneladas de pescado congelado pronto para a venda.

O prefeito de Laguna, Célio Antônio, agendou um encontro com o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, para discutir o assunto. Na pauta a disponibilidade do porto da cidade para o armazenamento e processamento do pescado em caráter emergencial para não comprometer a indústria de pesca.

“O Governo Federal precisa urgentemente de uma política de crédito para a pesca no Estado, que deverá sofrer com a enxurrada ainda por muito tempo. Muitos equipamentos foram comprometidos”, solicita Célio Antônio.

Laguna por mês produz três mil toneladas de pescado e possui cerca de 14 indústrias do setor.