Conselho Municipal de Assistência Social promove sua reunião mensal. Dia do profissional é lembrado nesta sexta-feira

O Conselho Municipal de Assistência Social esteve reunido para discutir o Circuito de Aprimoramento de Conselheiros, que terá o 2º encontro no dia 22 de maio no Caic, das 13h30min ás 16h30min, com o tema: “Controle Social no Financiamento do SUAS”. O dia da Assistente Social, 15 de maio, foi lembrado.

O grupo também debateu as inscrições de entidades no Conselho Municipal de Assistência Social; monitoramento dos programas sociais existentes no município co-financiados com recursos do governo federal;  deliberações sobre o pedido de inscrições novas e manutenção de inscrições de entidades junto ao Conselho.

Participaram da reunião: Zoleide Cabral Romero – “Amor Especial” entidade atuante com o deficiente acamado e família; José Moíses Shmitz – “Casa da Sopa” entidade atuante na segurança alimentar; Maria Agueda Spirllere “Associação Mamãe Bebe” entidade atuante com a gestante e família; Marcos S. Fernandes – “Amigos da Sociedade” entidade atuante na profissionalização e convivência com adolescente, jovens e família; Maria Aparecida dos Santos – “Casa Familiar do Mar” entidade atuante na profissionalização com jovens e família de pescadores e representações governamentais: Tatiana da S. Fernandes – Secretaria Municipal de Saúde; Sandra Regina João –  Secretaria Municipal de Assistência Social; Maria da Graça Pereira – Secretaria Municipal de Educação; Adriana Maciel Machado – Secretaria Municipal de Assistência Social; Karina C. Custódio – Fundação “Irmã Vera”; Amélia B. Baião –  Fundação “Irmã Vera” e Sueli Muller – secretária executiva do Conselho.

Durante a reunião foi destacado o dia do Assistente Social.

Em Laguna algumas entidades e organizações contam com profissionais em sua organização, tais como: Sesc, Apae, Epagri, Fórum, Hospital, entre outras.

A Prefeitura Municipal conta com quatro profissionais concursados, tendo ainda profissionais atuando em regime de contratação em áreas como: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundação “Irmã Vera”.

As profissionais estão distribuídas em programas sociais como no Centro de Referência da Assistência Social, na Vila Vitória com 3 profissionais;  Centro de Apoio Psicossocial Caps, 1 profissional. Também no Programa de Enfrentamento a Violência sexual contra criança e adolescente (Sentinela) duas profissionais.

No Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Casa Lar uma profissional. Plantão Social uma profissional. Programa Bolsa Família um profissional.

No Programa de Habitação duas profissionais, no Núcleo de Atendimento da Saúde da Família (Nasf) uma profissional.
Na secretaria executiva do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) uma profissional.
Na Fundação Irmã Vera, na assessoria técnica, uma profissional.

Na Secretaria Municipal de Assistência Social, duas profissionais. Também o Projeto Bem Querer uma profissional.

O profissional só está habilitado ao exercício da profissão após ser registrado no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) que o credencia ao assumir as competências e atuações privativas da profissão.

Os princípios da profissão estão definidos no Código de Ética destacando-se:

A defesa dos direitos humanos, civis, sociais e políticos, e combate ao arbítrio e ao autoritarismo;

A defesa da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual dos profissionais.
 
Atribuições privativas do Assistente Social:

Realizar vistorias domiciliares e técnicas, perícias técnicas, laudos perícias, informações e pareceres sobre matéria de serviço Social;

Planejar, organizar e administrar programas e projetos socioassistenciais.
 
Os Assistentes Sociais atuam em:

Instituições públicas, filantrópicas, privadas, de âmbito federal, estadual e municipal;
Empresas e Consultorias;
Organizações populares;
Entidades e instituições não governamentais;
Unidades de ensino de serviço Social.