Secretaria de Saúde alerta para os perigos da meningite
Muitas vezes por falta de conhecimento a meningite pode passar despercebida como uma simples doença, mas ela é grave e o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.
A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser de origem viral ou bacteriana.
Existem vários tipos da doença, entre elas a mais perigosa é a meningocócica, ou meningite C, causada por bactérias, tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas.
As seqüelas vão desde leves dificuldades escolares até a paralisia cerebral, passando por várias formas de defeitos físicos e intelectuais, incluindo a surdez parcial ou completa.
A transmissão se dá pelo contato da saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.
Os sintomas são febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele.
De acordo com a enfermeira da unidade central do município, Andreza Oliveira, a vacina para a meningocócica não faz parte do calendário de vacinas: Ela só é liberada para crianças com alguma imunodeficiência, broncopatia ou qualquer tipo de doença crônica e precisa ser autorizada pelo Estado, explica.
Atualmente, a vacina tetravalente, fornecida gratuitamente, previne contra um tipo de meningite, causada pela bactéria hemófilos B.
Para a confirmação diagnóstica da doença é retirado um líquido da espinha (líquido cefalorraquidiano). O resultado fica pronta na mesma hora.
É importante ser diagnosticado o tipo de meningite para o tratamento adequado com antibiótico. A investigação precoce é fundamental para a cura ser completa.
Em Laguna, esse exame é feito no hospital.
A discussão a respeito da doença veio a tona devido notícias divulgadas sobre a doença no filho da cantora baiana Cláudia Leite.
Sintomas
Em bebês de até um mês:irritabilidade, choro em excesso, febre, sonolência e moleira fica estufada, como se houvesse um galo na cabeça da criança;
acima desta idade:
a criança ainda tem dificuldades de movimentar a cabeça;
a partir dos cinco anos:febre, rigidez da nuca, dor de cabeça e vômitos em jato.