Controladoria Geral da União está em Laguna para avaliar a aplicação dos recursos do Governo Federal
Técnicos da Controladoria Geral da União estão no município avaliando a aplicação dos recursos federais pelo governo municipal.
No início do mês, o órgão realizou o sorteio das cidades visitadas no Estado para a fiscalização das contas do exercício de 2008. Nossas contas de 2005 a 2007 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas: as de 2008 ainda não foram julgadas, pontuou o prefeito Célio Antonio.
De acordo com o Departamento de Controle Interno da Prefeitura de Laguna, em 2008 todos os funcionários desse setor estiveram em capacitação na Amurel com aulas ministradas pelo CGU de Santa Catarina.
Este é um procedimento normal da Controladoria Geral da União, inclusive, em 2004 e 2007, outros municípios da região sul passaram pelo mesmo sorteio, explicou a chefia do Controle Interno, Mariza Machado.
Esta ação tornou-se uma prática desde quando foi lançado, já são 28 edições do Programa de Fiscalização por Sorteios, criado em 2003.
Dez municípios sorteados receberam orientação do CGU sobre a correta gestão dos recursos públicos, como parte do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública.
Um dos requisitos para o sorteio dos municípios brasileiros é determinado de acordo com o número de habitantes.
Aqueles com população de até 20 mil habitantes serão fiscalizados em todas as áreas em que se aplicaram recursos federais.
Entre 20 mil e 100 mil habitantes serão fiscalizados nas áreas de Habitação, Saneamento e Urbanismo, Assistência Social, Saúde e Educação.