Laguna sedia seminário Prosperidade Sul Catarinense

Despertar a atenção de pessoas e entidades públicas e privadas para o planejamento conjunto do sul de Santa Catarina e reduzir a segmentação que dificulta o desenvolvimento desta região.

Esta é uma das propostas do projeto Prosperidade Sul Catarinense elaborado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Grupo RBS, apoiados pela Fundação de Apoio a Educação, Pesquisa e Extensão (Faepesul), pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (ADITT), pela Secretaria Estadual de Articulação Nacional e pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina.

O projeto Prosperidade Sul Catarinense visa contribuir com a integração social, política e administrativa do sul catarinense, pois, de acordo com os coordenadores, é somente através da integração que a região sul poderá alcançar seu desenvolvimento pleno.

“O Prosperidade busca estimular as lideranças públicas e privadas a pensar a região sul como um conjunto, onde suas micro-regiões interajam harmônica, sinérgica e de maneira co-dependente, abandonando posturas que reforçam o ‘bairrismo negativo’ que a separa, isola e a faz perder força”, afirma um dos coordenadores do projeto, Demétrio Verani.

A iniciativa busca ainda reconhecer e fortificar projetos importantes para a integração do sul de Santa Catarina e promover o seu desenvolvimento.

Assim, uma das metas do projeto é implementar um Conselho Permanente de Prosperidade Sul Catarinense – composto por representantes de instituições públicas e privadas – para discutir, planejar e encaminhar ações e projetos que integrem e impulsionem o desenvolvimento do sul do estado.

Para apresentar a proposta para toda a comunidade da região da Amurel, será realizado o terceiro Seminário de Nivelamento no dia 17 de setembro, às 14h, no Laguna Tourist Hotel, em Laguna. No evento, a comunidade poderá conhecer quais os critérios para os projetos que poderão ser apoiados pelo Prosperidade Sul Catarinense, convidando a comunidade para envio de projetos considerados estratégicos para o sul.

A programação do evento também conta com apresentação dos aspectos histórico-culturais e econômicos e a importância da integração nacional para o desenvolvimento regional, com as palestras do Secretário de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Geraldo Althoff e a Secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Damo, respectivamente.

O seminário em Laguna reunirá o evento que seria realizado no dia 13 de agosto em Tubarão e havia sido cancelado por causa da Gripe A. Outros seminários já foram realizados em Braço do Norte e Araranguá, e ainda há previsão para realização nas cidades de Criciúma (22 de outubro) e em Gravatal (19 de novembro), quando acontece o seminário de consolidação, apresentando os projetos que serão aprovados pelo Prosperidade Sul Catarinense.