Desfile das Escolas de Samba de Laguna: uma incógnita
Sai ano, entra ano, e a polêmica sobre a realização dos desfiles das Escolas de Samba de Laguna se define há pouco mais de um mês para o carnaval. O prefeito Célio Antônio já apresentou a Secretaria de Estado de Cultura Turismo e Lazer , através da Fundação Lagunense de Cultura o projeto do carnaval de Laguna, que inclui o desfile das escolas de samba, circuito de trios elétricos, baile público e o carnaval de praia. Enquanto o governo do Estado não se pronunciar, não haverá o desfile das escolas de samba, o governo municipal vai realizar o carnaval de praia e trio elétrico, destacou Célio.
O projeto apresentado ao Governo do Estado é no valor de R$ 2.165.000,00 ( dois milhões cento e sessenta e cilco mil reais), que engloba o carnaval de toda a cidade.
Segundo Célio Antônio, até o momento não houve nenhuma confirmação oficial sobre o repasse de recursos para o carnaval de Laguna, nem mesmo a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna confirma uma posição sobre a realização do desfile da escolas de samba.
O Governo do Estado já repassou algumas parcelas dos recursos para a realização do carnaval das cidades de São Francisco do Sul, Florianópolis e Joaçaba, desde maio de 2009.
O prefeito de Laguna está de viagem marcada para Brasília, dia 13, para se reunir com representantes do Ministério do Turismo para aprovar o projeto encaminhado pela prefeitura no valor de R$ 300 mil reais.
Em nota oficial enviada ao presidente da Liga das Escolas de Samba de Laguna, o prefeito Célio Antônio autoriza a realização do pré-carnaval no centro histórico e o desfile das escolas de samba sob a responsabilidade de organização da Liesla.
E já adiantou que por falta de recursos, o valor da premiação do desfile do ano de 2009 não foi repassado às escolas campeãs e finalizou só me reunirei com a diretoria da Liga das Escolas de Samba, quando o governo estadual liberar parte do recurso.