Vice-prefeito participa de audiência pública para debater o carnaval. Secretaria de Turismo apresenta pesquisa de opinião sobre a mudança da folia para a beira-mar
Comunidade, associação de moradores e entidades carnavalescas participaram na quarta-feira, dia 24, da audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores. Na pauta, o carnaval de Laguna, que atrai todos os anos aproximadamente 350 mil pessoas e movimenta a economia do município.
O vice-prefeito Luís Fernando Schiefler Lopes salientou que o Governo Municipal está criando um comissão para encontrar soluções. Uma lista de reivindicações já foi apresentada pela comunidade em reunião no Mar Grosso. Temos que nos unir para deixar o carnaval de Laguna cada vez com mais qualidade, disse.
O secretário de Turismo, Danilo Prudêncio da Costa, apresentou um relatório, elaborado em reunião com a participação de empresários e moradores do Mar Grosso, com a aprovação da mudança do desfile dos trios elétricos para à beira-mar, a proibição de sons automotivos e a padronizacão da música através dos trios elétricos.
Uma solução apontada é a colocação de caixas de som com o ritmo do trio elétrico e a utilização de djs na orla para animar os foliões, antes e depois da passagem do trio, além da banda no final da avenida, como já é tradição.
São propostas que a comissão irá avaliar, salientou o secretário.
As entidades carnavalescas solicitaram a não retirada do pré-carnaval no centro histórico e a construção de espaço para as escolas construírem seus carros alegóricos, próximo ao sambódromo.
O presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Agnaldo Limas, mostrou preocupação com a localização das dunas e as corujas que habitam o local.
O presidente da Associação de Moradores do Mar Grosso, Eduardo Santos, entregou uma lista de pedidos e solicitou a proibição de sons automotivos nas avenidas Senador Galotti e João Pinho e ruas próximas. É insustentável não proibir, o som está ficando cada vez mais potente. Não somos contra o carnaval, queremos é qualidade, explicou Santos.
O tenente-coronel Barreto, novo comandante da Polícia Miliar de Laguna, salientou que a retirada dos veículos com sons abusivos com guinchos e a aplicação de multas maiores seria uma das soluções.
O Governo Municipal irá levar todos os pedidos para a comissão.