Pescando Letras alfabetiza 273 moradores de Laguna

Através do método de alfabetização cubana, 273 moradores de Laguna foram alfabetizados no ano passado e outros 113 começaram os estudos em 2010.

Numa parceria entre Governo Municipal e Ministério da Pesca e Aquicultura, o programa visa atender a necessidade urgente de alfabetização dos pescadores e pescadoras profissionais e aquicultores e aquicultoras familiares, jovens e adultos, numa perspectiva de educação continuada, tomando em consideração o contexto sócio-político dessa população e o desafio de fortalecer a sua participação na construção de espaços democráticos.

Em 2009 foram 28 turmas, com 28 professores envolvidos, os grupos funcionavam em escolas municipais, estaduais, Casa Familiar do Mar e nas casa de alfabetizadores. Na faixa etária que compreende entre os 35 aos 60 anos de idade. Os alunos receberam gratuitamente 263 óculos.

De acordo com Yanetzy González García, uma das coordenadoras do programa Pescando Letras, no Sul do Estado, atualmente estão funcionando 10 turmas. “Nesta semana estamos entregando televisores, aparelho de dvd e material escolar”, completa.

Numa linguagem coloquial através de histórias transmitidas por DVD, os alunos são alfabetizados. Com este método “Sim, eu posso’, o analfabetismo em Cuba foi erradicado.