Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral visita obra de revitalização da Fonte da Carioca

Uma equipe do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) visitou na manhã de sexta-feira, dia 23, a obra de revitalização da Fonte da Carioca. O prefeito Célio Antônio acompanhou o superintendente do DNPM, Ricardo Pestanha.

Na ocasião prefeito Célio Antônio mostrou aos técnicos o monumento histórico que está sendo preservado. Para o prefeito Célio Antônio, a obra preserva a história e melhora as condições da água. “Nós estamos juntando o útil ao agradável, revitalizando a fonte preservamos a história e melhoramos as condições de abastecimento a população que utiliza esta água” ressaltou .

Estudo preliminares esncomendandos pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) mostram que a água captada na fonte é mineral.

Já para o superientendente do DNPM, Ricardo Pestanha, dois aspectos fortalecem a importância da obra “ hístoria e saúde em um mesmo projeto. É a primeira vez que vejo isso, dois departamentos federais (DNPM e Iphan) em parceira com a prefeitura relizarem um projeto que atinge diretamente a vida das pessoas”.

A prefeitura deverá encaminhar o projeto ao Ministério de Minas e Energia para futuramente o engarrafamento do excedente da água produzida ser comercializada.

Após a obra finalizada os técnicos do DNPM devem retornar a Laguna para uma análise mais profunda, que indicará se a obra precisará de alguma adequação a legislação vigente.

“A água da carioca servirá a população gratuitamente, somente o excedente poderá ser comercializado” disse Agnaldo Limas, presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama).