Dia da Assistente Social

O mês de maio tem uma data muito especial para os assistentes sociais: o dia 15. Data que lembra a profissão.

No Governo Municipal são 17 assistentes sociais. Grande parte está na Secretaria de Assistência Social, criada há um ano, para atender as políticas sociais beneficiando o cidadão lagunense.

De acordo com o Conselho Regional do Assistente Social, a origem da data está nos primórdios de 1891, quando o Papa Leão XIII publicava a Encíclica “Rerum Novarum”, apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira vez que acontecia o posicionamento da Igreja frente aos graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas de líderes da Igreja Católica no país, inspirados na Doutrina Social da Igreja. No Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua “Doutrina Social”.

O Assistente Social tem sua profissão regulamentada no Brasil através da Lei 8.662/93. Possui código de ética profissional e é fiscalizado e protegido pelo Conselho Federal de Serviço Social-CFESS e pelos Conselhos Regionais de Serviço Social-CRESS.