Oficina temática do Plano Diretor discute sistema viário e zoneamento

O núcleo gestor do Plano Diretor Participativo esteve reunido nesta terça-feira, dia 9, no auditório do Iphan, para participar da 5ª Oficina Temática.

A expectativa é encaminhar o Plano até o final do julho para a Câmara de Vereadores. O trabalho vem sendo elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e Consórcio Hardt/Engemin.

O Plano Diretor será uma lei municipal, que irá estabelecer diretrizes para a ocupação da cidade. O atual foi elaborado no ano de 1978.

Nesta semana, o núcleo gestor recebeu a versão preliminar das propostas elaboradas depois de 20 encontros e audiências públicas nas comunidades. Agora, terão um prazo para discutir e oferecer sugestões. Toda a versão preliminar estará disponível no site do Governo Municipal, no link Plano Diretor, já estão disponíveis análise do levantamento e mapas.

De acordo com Walter Gustavo Linzmayer, do Consórcio, a ocupação do solo terá muita influência na economia do município, por isso, o núcleo deverá analisar com cuidado a proposta.

O núcleo gestor recebeu a visita do major da Polícia Militar Jean Carlos De Brida Silva, para solicitar o uso da vistoria da P.M., quando um novo empreendimento apresentar o estudo de impacto de vizinhança. “Para evitar problemas futuros, o Plano Diretor deverá tomar cuidado com “as maquiagens” que alguns empreendimentos realizem ao solicitar a permissão para funcionamento”, alertou.

A arquiteta Ana Paula Fogaça, da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, contou que todo o trabalho estará disponível para a população através do site e também das audiências públicas.