Campeões brasileiros nas ondas

O cabeça-de-chave número um do South to South Santa Marta Pro é o paranaense Jihad Khodr, que até o ano passado defendeu o Brasil na elite do surfe mundial.

Além dele, mais seis ex-integrantes do Dream Tour da ASP se inscreveram para competir na primeira semana do Inverno no hemisfério sul, o gaúcho Rodrigo Dornelles, os cariocas Yuri Sodré e Pedro Henrique, o pernambucano Paulo Moura, o cabo-friense Victor Ribas e até o catarinense Teco Padaratz, que já abandonou as competições, mas não quis perder a oportunidade de prestigiar o primeiro evento internacional no Farol de Santa Marta.

Campeões mundiais – Teco foi campeão mundial na primeira edição do WQS em 1992 e o primeiro a conquistar um segundo título na Divisão de Acesso do Circuito Mundial, em 1999. Em 1997, foi a vez de Victor Ribas levantar esse caneco e mais campeões mundiais também se apresentarão no South to South Santa Marta Pro, como o único brasileiro número 1 do mundo no Longboard, Phil Rajzman, filho do ex-jogador de vôlei da seleção, Bernard. Outros dois surfistas têm títulos mundiais na categoria Pro Junior da ASP, o cearense Pablo Paulino em 2004 e 2007 e o carioca Pedro Henrique em 2000.

Campeões brasileiros – Victor Ribas também faz parte da “Galeria dos Campeões Brasileiros” no South to South Santa Marta Pro. Ele faturou o título no mesmo ano de 1997 que conquistou o mundial do WQS. O cabeça-de-chave número 1, Jihad Khodr, também já terminou em primeiro lugar no ranking brasileiro em 2006. Mais quatro poderão ser vistos no Farol de Santa Marta, o atual campeão brasileiro Messias Félix (CE), Renato Galvão (SP) que foi o melhor do Brasil em 2004 e 2007, Tânio Barreto (AL) campeão de 2001 e Caio Ibelli (SP), que acabou de faturar o título brasileiro de 2010 na categoria Pro Junior, duas semanas atrás em Florianópolis, também em Santa Catarina.