Profissionais da saúde são capacitados para trabalhar com pacientes doentes mentais

Para aprenderem como conduzir e orientar os pacientes com problemas mentais no dia-a-dia, enfermeiros, psicólogos e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estão participando de um curso, promovido pela equipe da Divisão de Políticas de Saúde Mental do Estado.

Estes profissionais do Programa Estratégia Saúde da Família – ESF e Centro de Atenção Psicossocial – CAPS participam da capacitação duas vezes por semana, na Unisul, em Tubarão.

O curso tem a duração de dois meses, com carga horária de 90h.

CAPS

Em Laguna, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está em novo endereço, na rua Oswaldo Aranha, ao lado do laboratório Acácia, no centro histórico.

Por mês, são atendidas mais de 200 pessoas. Os Centros oferecem desde cuidados clínicos até atividades de reinserção social do paciente, como o acesso ao trabalho, ao lazer e aos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e sociais.

A equipe do Caps é composta de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, assistentes sociais, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.

Mais informações no 3646-2367.

Mais:

De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (2004), é indispensável que todo o pessoal de saúde tenha uma formação apropriada em saúde mental e problemas psicossociais.

A cobertura completa da população exige que os serviços de saúde mental sejam estabelecidos no campo da atenção primária e não estejam a cargo exclusivamente de especialistas.

Santa Catarina está na 5ª posição em todo o país com melhor cobertura de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.