Duas amigas mostram através de cartas a cultura brasileira e africana

No próximo dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data é um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e o povo africano na formação do Brasil. Para celebrar a data, Laguna iniciou uma série de atividades.

Nesta terça-feira, dia 16, foi a vez da apresentação no Iphan do livro “Cartas entre Marias – Uma Viagem à Guiné-Bissau”, de Virgínia Maria Yunes e Maria Isabel Leite. Também abertura da exposição fotográfica “Africanidades”, da fotógrafa Virgínia Yunes – nascida em Santa Fé, Argentina. Professora de fotografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc.

A diretora de Educação Patrimonial do escritório do Iphan, Gizely Cesconetto de Campos, apresentou o livro e a exposição para o público presente. Durante a semana, Gizely irá apresentar o trabalho para estudantes da rede pública.

No livro “Cartas” conta a história de Naná e Cris, duas garotas que moram em Florianópolis, Santa Catarina.

O pai de Naná é convidado para ir a Guiné-Bissau, na África, a fim de realizar uma pesquisa sobre plantas medicinais e leva toda a família. Nana, então, começa a trocar cartas com a sua amiga que ficou em Florianópolis. E através das cartas, elas falam sobre a sua família, seus “segredos”, medos, anseios e, assim tecem impressões de aproximação e distanciamento entre suas vidas e das culturas brasileira e africana.

No blog cartasentremarias.blogspot.com o leitor poderá escolher qual será o próximo destino das história de Naná e Cris.

Também poderá escrever para cartas.marias@gmail.com e elas responderão.

Escolas agendadas:

16/11 das 09h às 10h30min: Fundação Bradesco
das 09h às 10h30min: técnicos PML

17/11 das 09h às 10h30min: Fundação Bradesco
das 14h às 15h30min: SESC – grupo da terceira idade

18/11 das 14h às 15h30min: SESC educação infantil, ensino fundamental

19/11 das 09h às 10h30min: Escola Primeiro Degrau
das 14h às 15h30min: Escola Primeiro Degrau

22/11 das 09h às 10h30min: Fundação Bradesco
das 14h às 15h30min: Fundação Bradesco

Programação:

Dia 17 (quarta-feira): 19h30min – Exibição do filme “Terra Deu Terra Come” – um documentário de Rodrigo Siqueira, 2010, 88 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos;

Local: Casa do Patrimônio – IPHAN

Dia 18 (quinta-feira): Oficina de percussão com professores do PETI, com ritmos africanos. Período da tarde. Participação dos alunos da rede municipal e estadual.

Local: Clube União Operária, às 14h.

Dia 19 (sexta-feira): 19h – Homenagem a pessoas que contribuíram com a preservação da cultura afro-brasileira no município de Laguna;

Local: Clube União Operária

Dia 20 (sábado): 10h – Manifestações artísticas: capoeira, maculelê, dança afro; (PETI)

Local: Praça Paulo Carneiro

15h – Oficina do Samba com o grupo Cavaquinho de Ouro.

Local: Mercado Público

Realização: Prefeitura Municipal de Laguna, Fundação Lagunense de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Comunicação Social, IPHAN – 25 Anos de Patrimônio, Cine Clube Laguna, Núcleo do Movimento Negro de Laguna.

Colaboradores:

Dorsa – Mercado Público
Ideias
Pontão das Fábricas
Comercial Silvio Castro
Júnior Jóias
Mundo Mágico Festas
Casa São Paulo
Paraíso Presentes
Palácio das Tintas
Soberana Calçados
Big Ben
Lanchonete Estrela
Loja Claro
Centrão Lanches
Kilojão
Kaleche Modas
Faísca Center
Vips Lanches
Oficina da Costura
Otto Decorações