Cuidados com a catapora. Alerta da Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta para o surto de catapora identificado no Estado. Segundo dados da Diretoria Vigilância Epidemiológica do Estado, pelo menos 16,6 mil pessoas se contaminaram neste ano com a catapora, também conhecida como varicela, em Santa Catarina.

O número é considerado um surto da doença, já que era esperado uma média de 12 mil casos para 2010. Outubro foi o mês com maior número de casos registrados, com 3.570.

O vírus varicela-zoster circula geralmente no fim do inverno e início da primavera, épocas em que as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados. A doença, mais comum na infância, não é considerada grave. Somente dois casos em Santa Catarina tiveram complicações neste ano, envolvendo duas crianças: uma com problemas de infecção nas feridas e outra com encefalite.

Nesses casos mais graves, geralmente as feridas provocadas pela catapora, que se manifestam em forma de bolhas com líquido dentro, são contaminadas por outras bactérias. Em outras situações, a doença também pode provocar pneumonia ou encefalite.

Sobre a catapora

– O isolamento deve ser de até 10 dias a partir do início da primeira ferida (bolha);
– Os casos de maior incidências são identificados em crianças de um a quatro anos;
– O período usual é de 7 a 12 dias, podendo se alterar de pessoa para pessoa por causa do sistema imunológico;
– Os sintomas são bolhas pelo corpo (iniciando pela cabeça) e febre;
– Manter as unhas curtas (para evitar arranhões na pele), as mãos sempre limpas (para não infectar as feridas), evitar uso de produtos no banho que ressequem a pele (permanganato de potássio);
– Em adultos a varicela geralmente é mais severa, existindo um maior risco de evoluir com complicações;
– Deve-se evitar o uso de aspirina e AAS.

Cuidados na creche/escola:

– Afastar a criança logo no início dos sinais e sintomas;
– Orientar a avaliação médica;
– Manter unhas curtas;
– Manter a sala de aula arejada;
– Higienizar todos os brinquedos e/ou materiais usados em comum.