Oferendas para esperar 2011
O ano de 2011 será regido pelo orixá Oxum, que trará fertilidade e riqueza. Nesta época do ano é comum as pessoas realizarem pedidos na beira do mar para trazer boas vibrações para o próximo período.
Em Laguna, na praia do Mar Grosso, a partir das 21h, no dia 30, quinta-feira, uma tenda estará montada para receber os seguidores e admiradores dos orixás. A Fundação Lagunense de Cultura convidou os 47 centros de umbanda e candomblé do município para participar do evento.
O pedido da alteração da data, antes realizado no último dia do ano, partiu dos integrantes dos centros, por conta dos festejos da virada do ano nas areias do Mar Grosso, não conseguiam oferecer seus presentes e realizar seus cantos aos orixás, principalmente para Iemanjá.
Ano de 2011 será melhor do que passou. Para o babalorixá Ilê de Oxum, do bairro Magalhães, acredita que o amarelo será a cor do momento. Comer frutas amarelas, usar roupas amarelas para trazer prosperidade e riqueza, disse.
Oxum, é a mãe da água doce, dos sentimentos doces, equilibrados, maduros, sinceros e honestos, que duram para toda a vida. Oxum irá trazer paz no coração, é o saber que amo e sou amado.
Ele dá um alerta para as mulheres que não querem ter filhos. Não esqueça de tomar a pílula e prevenir-se, brinca ele, pois o ano será da fertilidade. Excelente para as mulheres que almejam por um filho. Vai ter muito bebê, diz o babalorixá.
Oxum rege o charme, tudo que está ligado à sensualidade, à sutileza, ao dengo, tem a regência do orixá. Segundo a tradição, esta força é que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado.
Cuidados com os apegos materiais
Nesta época do ano, grande maioria da população resolve parar para analisar a vida, o ano que passou e o próximo. Momento importante para renovar esperanças e fazer planos. Importante, de acordo com os especialistas, é estabelecer os passos que precisam ser dados e resolver.
Outro ponto, de acordo com a psicóloga Patrícia Teixeira, é não se apegar ao estético e ao materialismo. Neste período as pessoas se apegam aos meios momentâneos para levantar a auto-estima, passado o final do ano, ainda em janeiro já esqueceram dos seus planos e acabam caindo na rotina, explica.
Fatos estes, que acabam gerando uma série de frustrações e desânimos. Os problemas financeiros são apontados como os principais fatores de estresse pela população.
Para Patrícia as pessoas esquecem de cuidar da sua espiritualidade e zelam apenas pelo material. Cada um tem sua particularidade para exercitar sua religiosidade. A psicóloga procura a bíblia para ajudar. Os ensinamentos de Jesus Cristo servem para toda a vida, não apenas para o agora, conta.