Começa hoje campanha de vacinação contra pólio e sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra o sarampo e a segunda etapa contra poliomielite. Todas as unidades de saúde terão as vacinas disponíveis e o horário de atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às17h.

No chamado dia “D” da campanha, marcado para 13 de agosto, sábado, além das 15 unidades de saúde que estarão abertas durante todo o dia, serão montados pontos volantes de vacinação, garantindo o acesso da população e a saúde das crianças. Neste dia, os postos estarão abertos das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia.

Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a meta em Laguna, é vacinar 3.146 mil crianças. A faixa etária da cobertura vacinal é de zero a quatro anos completos para a poliomielite e de um a seis anos completos para imunização contra o sarampo.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite encerra no dia 26 de agosto. Já a vacinação contra o sarampo terá um período mais longo, estendendo-se até o dia 16 de setembro.

POLIOMIELITE – Ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

SARAMPO – é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois do surgimento das placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro