Pais e responsáveis comparecem ao dia D da vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado (13), o dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O dia de sol contribuiu para o compromisso com a saúde das crianças. Na oportunidade, além das 15 unidades de saúde, também foram abertos pontos volantes de vacinação, instalados em locais estratégicos para garantir o acesso às vacinas.
A mobilização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e o comprometimento dos pais e responsáveis resultaram na aplicação de 2.221 doses de vacina contra a poliomielite, correspondendo a 72.77% da meta.
Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a meta, em Laguna, é vacinar 3.161 crianças contra a paralisia infantil. Os pais que não vacinaram seus filhos podem procurar os postos de saúde.
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite encerra no dia 26 de agosto. Já a vacinação contra o sarampo terá um período mais longo, estendendo-se até o dia 16 de setembro.
Poliomielite
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).