Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC) está promovendo nesta quarta e quinta-feira (14 e 15 de setembro) a 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Estão presentes no encontro os seis delegados do Município de Laguna: Secretária Municipal de Assistência Social
Aparecida da Silva; Janice dos Santos; Iara de Aguiar Souza; Olga de Oliveira Candido; Gisele Pacheco Mendonça e Benedito Carlos Pereira .

O encontro acontece no Hotel Sibara, em Balneário Camboriú e conta com a participação do Secretário Serafim Venzon na abertura. Com o tema “O Compromisso de Todos Para um Envelhecimento Digno no Brasil”, o objetivo da conferência é avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política Nacional do Idoso em Santa Catarina.

Com base no tema central os participantes serão divididos em grupos de trabalho para tratar dos seguintes assuntos: Envelhecimento e políticas de Estado; pessoa Idosa; fortalecimento e integração dos conselhos; Diretrizes Orçamentárias, Plano integrado e orçamento público da União; Avaliação do impacto das conferências na condução da política. O debate de políticas públicas para os idosos é fundamental porque, segundo as pesquisas indicam, em breve o Brasil terá quase metade de sua população acima dos 65 anos de idade. De acordo com o relatório
‘Envelhecendo em um Brasil mais Velho’ do Banco Mundial, a população idosa no Brasil, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, em 2050, será de 49%. Já o estudo do Censo 2010 do IBGE indicou que, em números absolutos, o país tem mais idosos do que crianças de até 4 anos.