Escola centenária Jerônimo Coelho será revitalizada. Unidade deve abrigar Colégio Militar em 2019

O centro histórico irá receber um novo impulso educacional e deverá movimentar Laguna. A partir de 2019, a escola centenária Jerônimo Coelho irá abrigar um Colégio Militar destinado à educação de jovens e crianças. Antes, irá passar por uma revitalização anunciada neste sábado, dia 9, pelo governador do Estado Eduardo Pinho Moreira.

Com investimentos de R$ 5,3 milhões a unidade será ampliada e terá a construção de uma quadra coberta.

A restauração do prédio da escola Jerônimo Coelho é apontada como uma obra simbólica pelo governador, que revelou ter frequentado a unidade escolar nas séries iniciais. O prédio tem ainda outra característica: é um dos mais antigos do estado, construído em 1912. “Restaurar essa estrutura é preservar e reconhecer a tradição de Laguna, entre tantas outras vocações, de formar um patrimônio intelectual que contribui e faz história em Santa Catarina”, observou Moreira ao contar que o ex-governador Colombo Salles e desembargadores de justiça também já foram estudantes da escola.

O prefeito Mauro Candemil salientou o trabalho que vem sendo realizado para a instalação da unidade em Laguna. Próximo passo é receber a aprovação do Conselho Estadual de Educação para a instalação do Colégio Militar. “Estamos orgulhosos de mais uma melhoria para Laguna”, disse Candemil, que pontuou as ações do Governo do Estado na terra de Anita Garibaldi, como a obra de pavimentação do Bananal, saneamento básico no Farol de Santa Mart e Cigana, asfaltamento da entrada do Farol de Santa Marta, reforma do Ceal, da escola Ana Gondin e instalação da Udesc.

Nas cidades de Joinville, Blumenau e Lages tem Colégio Militar. No final de cada ano, conforme as vagas disponíveis Polícia Militar de Santa Catarina lança edital para inscrições do processo seletivo de alunos. Parte das vagas são destinadas a filhos de militares e de funcionários civis da Polícia Militar.

No mesmo ato, o governador inaugurou uma base flutuante, na lagoa Santo Antônio, que vai servir de apoio para navegadores e ao projeto Navegar, que ensina canoagem para crianças e adolescentes da rede pública.

Edição: jornalista Taís Sutero SC 1796