Aluno da Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa é campeão no xadrez
Com uma estratégia para isolar a torre do adversário e provocar um xeque-mate, o enxadrista Júlio César Nunes, 13 anos, da Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes, do bairro Portinho, é o campeão microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina. Em agosto, ele disputa a estadual.
O jovem Nunes é bicampeão municipal de xadrez.
Nesta semana, Laguna está sendo a sede da 18ª etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), de 12 a 14 anos, com modalidades de: Handebol, Futsal, Voleibol, Tênis de Mesa e Xadrez, todas nos naipes masculino e feminino.
O Jesc é um evento da Fundação Catarinense de Desportos (Fesporte), em parceria com a Prefeitura de Laguna.
Nesta sexta-feira, Laguna poderá garantir vaga na estadual no tênis de mesa. No handebol também segurou vagas para as próximas fases do Jesc.
O microrregional abrange os municípios de Garopaba, Imaruí, Imbituba, Laguna, Paulo Lopes e Pescaria Brava e vai até esta sexta-feira.
Aprendeu sozinho
Foi observando um colega jogar xadrez, que aos 8 anos, Júlio ficou encantado e decidiu também praticar. Sozinho em casa criava jogadas e as dúvidas saía perguntando para amigos e professores. “Eu gosto do raciocínio do jogo e a concentração. É muito legal. Adoro” contou ele, depois de derrotar em seis minutos seu adversário da cidade de Garopaba.
Em casa, com dicas dos professores, ele treina com um tabuleiro de verdade, sem ajuda da internet, momentos ele joga com peças brancas e em outro, com as pretas. “Agora estou tentando fazer meu irmão mais novo gostar de xadrez, assim, não vou mais jogar sozinho”, conta esperançoso. O pai trabalha como serviços gerais e mãe está em casa devido a problemas de saúde.
Para a fase microrregional treinou mais de duas horas, agora para a estadual vai aumentar o ritmo.
O professor de Educação Física, Beto Pigale, explica que o xadrez ajudou muito na concentração do Júlio na sala de aula. Ele acompanha o estudante nas competições.
Classificação
Feminino
1º lugar – Fiorella Gili
Escola de Educação Básica Maria Correa Saad – Garopaba
2º lugar – Taliane Lemes Alff
Escola de Educação Básica André A de Souza – Imbituba
Masculino
1º lugar – Júlio César Nunes
Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes – Laguna
2º lugar – Paulo Teixeira
Escola de Educação Básica Maria Correa Saad – Garopaba
3º lugar – Michel Cardoso
Escola de Educação Básica Maria Correa Saad – Garopaba
Texto e fotos: jornalista Taís Sutero SC1796