Atletas lagunenses participarão dos Jogos Abertos da Terceira Idade

O município de Laguna estará participando pela primeira vez da edição do JASTI – Jogos Abertos da Terceira Idade, destinados a um público acima de 60 anos.

A competição acontece na cidade de Piratuba, de 24 a 28 deste mês.  A cidade de Laguna, estará participando nas seguintes modalidades:

Bocha Masculino

Dominó Masculino

Canastra Masculino

Na região da 19ª SDR,  Laguna é a única a participar deste evento.

A Prefeitura de Laguna, através do Departamento Municipal de Esportes e Secretaria de Educação e Esportes está patrocinando totalmente a delegação lagunense.

Mais sobre os jogos:

Os 5º Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que ocorrem de terça-feira (24) a sábado (28) em Piratuba, no Oeste catarinense, terão a participação de 1.527 atletas de 141 municípios. Os Jasti são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da prefeitura de Piratuba e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Os atletas, todos com 60 anos ou mais, vão competir nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão nos naipes masculino e feminino. Entre atletas, dirigentes, familiares e equipes técnica e de apoio, a 5ª edição dos Jasti devem envolver cerca de 2 mil pessoas em Piratuba. “Os Jogos da Terceira Idade são um evento de valorização da vida, um evento pela amizade e pela autoestima destas pessoas que já fizeram tanto por nós e por Santa Catarina”, destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

O cerimonial de abertura do evento ocorrera terça-feira, às 20h, no Centro de Eventos de Piratuba. A concentração para o desfile das delegações no mesmo local será a partir das 19h. Pela manhã, às 9h, será realizado o congresso técnico no auditório do Centro de Eventos do município. No congresso técnico serão definidas a composição das chaves, a tabela de jogos e a ordem das apresentações das danças.

Os Jasti têm como principal objetivo estimular a participação do idoso em atividades esportivas e recreativas de forma a, na condição de atleta, ampliar sua qualidade de vida. Além disso, os Jasti buscam contribuir para reverter a imagem do idoso na sociedade, resgatando sua auto-estima inserido num ambiente de convívio social e de integração. A primeira edição dos Jasti foi em 2008, em Chapecó. Depois o evento foi promovido em Gravatal (2009), Barra Velha (2010) e Timbó (2011).

Piratuba, sede da edição de 2012, tem sua economia baseada no turismo, conta com uma população de 4,8 mil habitantes e possui uma rede hoteleira com capacidade para 2,5 mil leitos. No domingo (22), dois dias antes da abertura do evento, os primeiros participantes da competição devem começar a desembarcar na cidade.

Maiores informações acesse o site: www.fesporte.sc.gov.br