Documentário sobre boto começa a ser filmado nesta semana
“O Boto parceiro do Homem” é um documentário de 26 minutos, que irá retratar a história de uma singular sociedade, constituída de botos e homens. As filmagens começam nesta semana, a produção será da Bela Filmes.
De acordo com o diretor Cristiano Burlan “o documentário O Boto parceiro do Homem tem como meta resgatar e preservar na linguagem audiovisual as técnicas extrativistas desta singular pesca cooperativa. Creio que um documentário profundo sobre o tema pode, com toda certeza, lançar novas luzes sobre o cotidiano de trabalho dessa gente tostada pelo iodo do mar”.
O documentarista tem um fascínio pela relação do homem com seu trabalho, pois realizou dois enredos que investigam o tema. A rotina de trabalho e as manifestações que cercam o ato da pesca vão gerar um filme com imagens de rara beleza que, ao mesmo tempo, pode funcionar como um instrumento de afirmação e o reconhecimento do seu trabalho e da sua cultura.
Em 2007, “Construção”, sobre o microcosmo de um canteiro de obras e seus trabalhadores (Festival de Havana e É Tudo Verdade); em 2009 “O Homem da Cabine”, sobre a rotina dos projecionistas de cinema (Retrospectiva do Cinema Brasileiro).
Currículo Produtora Bela Filmes
A Bela Filmes foi criada em 2005, na cidade de São Paulo, fundada pelo diretor Cristiano Burlan e pela produtora Natália Reis. A produtora nasceu com o intuito de dar vazão aos ímpetos criativos de seus fundadores. Acompanhou a carreira de seu diretor, já tendo produzido os seguintes filmes:
Longa metragem
Sinfonia de Um Homem Só – em fase de finalização – ficção – 96 min – PB
Elegia de um crime – em fase de finalização – doc – CORCuipiranga, 2011 – Doc – 80 min – COR
O Homem da Cabine, 2008 – Doc – 80 min – COR- Retrospectiva do cinema brasileiro 2009 (Cinesesc/SP)
Documentários
Construção, 2007 – selecionado para a mostra competitiva do 12º Festival Internacional de Documentários: É Tudo Verdade; , Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana.
Lucrecia, 2007 – selecionado para a 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Curtas metragens
Os Solitários, 2005 – selecionado para a 32ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia,
4:48 am, 2005 – selecionado para o 17º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e Mostra Vídeo Itaú Cultural(RJ e BH)